em

Restauração da Estação Saudade será entregue em um ano

As obras de restauração da Estação Saudade, em Ponta Grossa, deverão começar em agosto deste ano e têm o principal objetivo de valorizar ainda mais o prédio histórico, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Paraná. A revitalização é uma parceria da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), através do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e Prefeitura de Ponta Grossa.

Após o início da restauração, a empresa responsável pelas obras terá o prazo de até um ano para a entrega do prédio pronto. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e representante da Fecomércio em Ponta Grossa, José Carlos Loureiro Neto, o edital de concorrência da obra será lançado no mês de abril e irá selecionar a empreiteira que realizará os serviços.

Após a contratação da empresa, segundo Loureiro, ainda terão alguns trâmites para o início da restauração. Entre eles está a avaliação do projeto pela Curadoria de Patrimônio em Ponta Grossa, Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) do Paraná e governo federal. "Não se trata somente das obras, mas sim da restauração de um prédio histórico que deverá ficar exatamente igual ao original, por isso todos estes trâmites", explicou Loureiro.

"O objetivo é fazer com que Ponta Grossa receba o turista e que ele saia daqui falando que foi muito bem atendido" – José Loureiro, presidente do Sindilojas

Estrutura

Os recursos para as obras, no valor de R$ 8 milhões, foram destinados pelo Sesc, que visa o desenvolvimento da cultura e qualificação em um só espaço. Para isso, além das melhorias no prédio, a revitalização contempla a instalação de um café e um restaurante escola, do próprio Senac, para cursos profissionalizantes.

"A população também poderá frequentar o lugar e usufruir deste espaço. Serão colocadas mesas, onde antes era o embarque de passageiros, para tomar um café à tarde, por exemplo", comentou o presidente do Sindilojas. Aliado à gastronomia, o Sesc fará uso da estação para trabalhar com a parte cultural através de exposições, lançamento de livros e demais eventos.

Diversos cursos também serão ministrados na antiga estação. "Queremos trazer pessoas de outras cidades para aprender aqui. Sabemos que estes visitantes ficarão nos hotéis, vão frequentar restaurantes e até mesmo o comércio. Dessa forma, estaremos fomentando o turismo em nossa região. O objetivo é fazer com que Ponta Grossa receba o turista e que ele saia daqui falando que foi muito bem atendido", garantiu Loureiro.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.