Menu
em

Respeito ao autismo é tema de live no dcmais nesta segunda-feira

Entrevista reúne especialistas e autistas para diálogo sobre o tema

Este sábado (2) marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Uma data criada para incentivo à disseminação de conhecimento e orientação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa condição especial para a vida de todos, principalmente para os autistas e suas famílias.

Autismo

Em referência à data, o portal dcmais exibirá, na tarde desta segunda-feira (4), uma live com especialistas e pessoas diretamente envolvidas no assunto. Com a temática “Autismo e a sociedade em transformação: respeito, inclusão e compreensão”, o evento será transmitido pelo site e pelo Facebook do dcmais, a partir das 14h30. A realização é do Observatório da Inclusão de Ponta Grossa e do Grupo Autitude. Confira os nomes dos participantes:

Nelson Canabarro: mediador

Nelson Canabarro: Professor da UTFPR campus Ponta Grossa e presidente do Observatório da Inclusão. Será o mediador do diálogo

Violet Shibuta: Autista, mamãe da Summer

Violet Shibuta: Autista, mamãe da Summer que também autista. Organizadora da página @familyonbord.

Mayara Coelho: Psicopedagoga

Mayara Coelho: Psicopedagoga e mãe do Guilherme e do Fernando, ambos diagnosticados com TEA. Mayara também é diretora da Academia do Autismo, com seu marido Fábio Coelho. Autora do livro 40 dias para agir em família.

Simone Gencio: Youtuber

Simone Gencio: Mãe do Miguel, que é diagnosticado com TEA. Criadora do canal mamãe terapêutica. Faz inúmeras atividades voltadas as crianças com TEA, utilizando materiais recicláveis.

Dra. Michele Zeny: Neurologista infantil

Dra. Michele Zeny: Neurologista infantil, atuando principalmente no Hospital Pequeno Príncipe no ambulatório de doenças raras e no de transtorno neurocomportamentais (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositor Desafiador e Transtorno do Espectro Autista). Atuando nas cidades de Curitiba e Ponta Grossa.

Monique Rafaela Borgo: Coordenadora do Projeto Autitude

Leia também:

Os sinais

Segundo Ministério da Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA, do autismo e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile