Menu
em

Remédio Garantido atende mil pessoas em Ponta Grossa

O programa Remédio Garantido atende mais de mil pessoas em Ponta Grossa. A ação foi criada no ano passado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de promover estrategicamente e preventivamente o acesso dos usuários das unidades básicas de saúde aos medicamentos prescritos pelos profissionais, e evitar a descontinuidade ou início de tratamento médico, por uma eventual falta de medicamentos na rede municipal.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Saúde, Robson Xavier, além de beneficiar a população, o programa também gerou uma economia na compra dos medicamentos para a população. "Nós destinamos R$ 300 mil para o programa a serem utilizados ao longo de 2018. E nesse primeiro quadrimestre do programa foram utilizados apenas R$ 19.643 mil desse total", explica.

A Saúde avalia o gasto com a compra dos remédios de forma positiva e ressalta que isso de deu em decorrência da gestão eficiente dos medicamentos. "Nós só gastamos 20% do valor destinado ao programa nestes quatro meses. Isso mostra que não está faltando remédios no município. Hoje, dos 160 medicamentos que devem estar disponibilizados nas unidades, apenas cinco estão em falta, o que representa apenas 3%", comentou Robson.

Segundo o secretário, outra questão importante do Remédio Garantido é que não faltem medicamentos em Ponta Grossa. "Se observarmos, o número de pessoas atendidas pelo programa é baixo. Mas isso é positivo porque mostra que não faltam medicamentos nas unidades e as pessoas estão acessando com facilidade os remédios nos postos", garantiu Xavier.

Medicamentos são distribuídos de forma gratuita por farmácias credenciadas. (Foto: José Aldinan)

Como funciona

O programa baseou-se no credenciamento de farmácia e drogarias particulares, de forma que os estabelecimentos que foram habilitados distribuem medicação gratuita para os pacientes que por algum motivo não conseguiram retirar na sua UBS de referência.

Além disso, todas as doenças atendidas na Atenção Primária e que necessitem de medicações, como Omeprazol, Paracetamol, e também remédios para diabetes e hipertensão são entregues pelas farmácias credenciadas. Todos esses fármacos são encontrados e retirados diariamente nas UBS, sem custo, e assim também será no Programa Remédio Garantido.

"Hoje, dos 160 medicamentos que devem estar disponibilizados nas unidades, apenas cinco estão em falta" – Robson Xavier, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde.

Para retirar

Os medicamentos só podem ser retirados mediante documento emitido pela UBS e não serão contempladas receitas oriundas de médicos particulares, apenas da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile