em

Registro de frequência da Prefeitura contabiliza 672 ausências

A Prefeitura de Ponta Grossa vem realizando o controle de frequência de funcionários desde o primeiro dia de greve dos servidores, iniciada na segunda-feira (12). De acordo com a secretaria municipal de Administração e Recursos Humanos, no primeiro dia foram registradas 672 ausências, o que corresponde a cerca de 8% de todo o quadro de servidores municipais, composto por 8.287 profissionais. Embora não tenham sido divulgados números oficiais, o município estimou que a paralisação atingia 6% dos servidores nesta terça-feira (12).

Dessa forma, a prefeitura calcula que aproximadamente 96% de sua estrutura de atendimento está mantida sem problemas, sendo que ainda houve paralisação de uma parcela considerada pequena de escolas e unidades de saúde. O restante dos serviços, como Praça de Atendimento, Mercado da Família, Agência do Trabalhador, Hospital Municipal, Hospital da Criança, UPA Santa Paula, AMTT, Prolar, Cultura e Assistência Social vem prestando atendimento e serviços normalmente.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv), Leovanir Martins, criticou e questionou o número. “Percebemos a maneira como o Poder Executivo vem se comportando nesse processo. Esses números para a gente não fazem diferença, mas seguramente tivemos de 1.500 a 1.800 pessoas participando das mobilizações, somente na segunda-feira”, disse. Segundo Martins, na segunda-feira foram mais de 113 locais participando do movimento, incluindo 33 dos 60 Cmeis e 41 das 48 Unidades de Saúde.

 

Sem diálogo

Na opinião de Martins, os números divulgados pela prefeitura “expõem o comportamento do Executivo, que consiste em não dar reajuste e manifestar relutância em dialogar com os servidores”. Para ele, a justificativa do governo de que não há recursos para reajuste salarial encontra eco na crise verificada no Brasil e nos municípios, mas revela a ausência de medida preventivas que a prefeitura deveria ter tomado para garantir a valorização dos servidores efetivos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.