Menu
em

Região amplia apoio a dependentes químicos

Aconteceu entre os dias 7 e 9, em Ponta Grossa, um evento que reuniu aproximadamente 20 pessoas, representantes também dos municípios de Carambeí e Castro, e que possibilitou a formação de novos voluntários capazes de contribuir em grupos de apoio para as famílias de dependentes químicos.

De acordo com Alexandra Maria Stravatti, coordenadora paroquial da Pastoral da Sobriedade, a formação foi oferecida pela Cruz Azul, uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo ajudar dependentes de álcool e outras drogas, e seus familiares, na prevenção e acolhimento de pessoas que enfrentam o problema da dependência. “O pastor Saulo Pereira Lima coordenou o curso, promovido pelas organizações Esquadrão da Vida e Cejocomd (Centro Jovem de Combate às Drogas) que teve duração de três dias e deve significar um importante incremento nesse trabalho nos municípios dos Campos Gerais”, disse.

Conforme dados do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Ponta Grossa (Comad-PG), atualmente a cidade possui pelo menos 16 grupos que realizam esse trabalho de voluntariado, algumas das quais são vinculadas a instituições religiosas, e outras sem vínculo com orientação espiritual. Entre as organizações não governamentais também há cinco comunidades terapêuticas, além do Caps AD, cujo atendimento é ofertado pela prefeitura.

A presidente do Comad, Simone Sanson e Silva, explica que não é possível saber o número de pessoas atendidas por esses grupos e instituições, mas fica claro que que todas têm demanda. “Quando não existe procura pelo serviço, as instituições ou grupo encerram atividades. Se o atendimeno persiste, é porque existe a demanda. Nesse sentido, a instalação dos grupos pela Cruz Azul são um importante incremento”, diz Simone.

 

Grupos de apoio em Ponta Grossa

Alcoólicos Anômicos (oito grupos)

Amor exigente

Pastoral da Sobriedade (quatro grupos)

Gadef

Cejocomd

Esquadrão da Vida

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile