em

Recolhimento de recicláveis cresce 65% com ampliação da coleta seletiva

Desde 2016, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realiza coleta seletiva na modalidade ‘porta a porta’, como forma de garantir o descarte adequado de materiais recicláveis na cidade. Mas com a ampliação do serviço em junho do ano passado, aumentando de cinco para 22 o total de setores contemplados com esta modalidade de coleta, foi registrado um crescimento de 65% no montante de material destinado às associações de recicladores, entre junho e dezembro do último ano.

“Antes mesmo da ampliação do sistema porta a porta, a coleta seletiva já contemplava 100% do Município. Mesmo os bairros que ainda não contavam com a passagem do caminhão podiam garantir a destinação correta dos resíduos através do descarte dos recicláveis nos PEVs, instalados próximos a escolas e Cmeis, mercados e diversos pontos na região central de Ponta Grossa. O importante é conseguirmos garantir a destinação correta de quantidade cada vez maior de recicláveis, impedindo que este material se misture aos resíduos orgânicos e acabe em aterro”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Antes da ampliação dos setores, a coleta seletiva destinava cerca de 80 mil quilos por mês, em média, de materiais às associações, montante que chegou a mais de 132 mil quilos somente no mês de dezembro. Com a ampliação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conseguiu destinar, ao total, mil toneladas de recicláveis em 2018 às associações, considerando somente a coleta seletiva na modalidade porta a porta e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) na cidade. Hoje a coleta contempla cerca de 220 mil habitantes, representados em 80 mil habitações ou comércios.

“Para a ampliação, fizemos um estudo junto à concessionária prestadora do serviço e identificamos que existia a possibilidade de otimizar os trajetos realizados pelos caminhões, que a coleta seletiva porta a porta poderia ser melhor aproveitada. Diminuímos a frequência em setores onde havia pouca demanda e remanejamos para regiões que ainda não contavam com a passagem do caminhão”, detalha Barros.

Próximos passos

A Secretaria de Meio Ambiente também trabalha com novos investimentos na área da coleta seletiva, com a aquisição de novas prensas e equipamentos, para automatizar o trabalho nas associações, e também estuda a abertura de uma nova associação de recicladores na cidade, identificando haver demanda de resíduos e de trabalhadores.

Condomínios

Condomínios geradores de material reciclável interessados em integrar o circuito de coleta seletiva do Município já podem se cadastrar no site da SMMA para integrar o circuito dos caminhões de coleta seletiva. Além da inclusão do condomínio, a Secretaria também realizará um trabalho de conscientização junto aos conjuntos habitacionais cadastrados, com orientações sobre a melhor forma de condicionamento dos resíduos e também que tipo de materiais podem e devem ser encaminhados para a reciclagem. O cadastro deve ser efetuado no site da Secretaria de Meio Ambiente, com o preenchimento de informações básicas e de contato do condomínio e do síndico ou responsável.

Saiba mais

Quer saber quais são os bairros contemplados ou como descartar algum resíduo? Confira as informações no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.