em

Ratinho entrega obras de infraestrutura em PG

Nova Unidade de Progressão foi inaugurada pelo governador na manhã de ontem Foto: José Aldinan

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Ponta Grossa, na manhã de ontem, para entregar diversas obras de infraestrutura na cidade, entre elas, a nova Unidade de Progressão criada pelo Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado.

A finalidade da unidade, que tem capacidade para 350 presos, é desenvolver atividades relacionadas ao trabalho remunerado e propiciar estudos visando a recuperação de presos. “A Unidade de Progressão no Paraná é uma inovação no Brasil e o nosso estado é que mais faz o preso trabalhar. É uma unidade onde 100% dos apenados trabalham”, destacou Ratinho Jr. 

Ainda durante a solenidade, o governador entregou as obras do Colégio Estadual Francisco Pires Machado e da ampliação da Escola Estadual Padre Pedro Grzelczaki.

Unidade de Progressão

A Unidade de Progressão admite presos que possuem bom comportamento carcerário e estão em fase final de cumprimento de pena. As ações também são voltadas para a saúde, bem-estar, profissionalização e reintegração do detento na sociedade. A nova unidade funciona em um antigo seminário e que foi faculdade, em área construída de mais de 5 mil metros quadrados de área construída e mais de 90 mil metros quadrados de área total.

O prédio conta com alojamentos coletivos para os presos, área administrativa, salas para o setor de saúde incluindo consultório odontológico, cinco salas de aula, multimídia, de informática, para visita e audiências virtuais, auditório, lavanderia, marcenaria, entre outros espaços.

“O índice de retorno do preso que passa por uma unidade como essa ao sistema penitenciário é de menos de 5%. Trata-se de um processo eficaz para trazer de volta a cidadania do indivíduo”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

Escolas estaduais

A Escola Francisco Pires Machado compartilhava sua estrutura física com a escola municipal Deodoro Alves Quintiliano. A obra da nova escola foi paralisada em 2018 durante a Operação Quadro Negro, que investigou diversas obras no estado por corrupção.

Os trabalhos foram retomados no ano seguinte e concluídos no começo deste ano. O investimento foi de R$ 2,2 milhões e a escola conta com 15 turmas e 409 alunos.

Já a ampliação do colégio Padre Pedro recebeu um investimento de R$ 820 mil para melhorias na área estrutural, hidráulica e elétrica, além da construção de cinco salas de aula de alvenaria, que antes eram de madeira, além de duas passarelas e sanitários.

Confira as autoridades que participaram da visita de Ratinho Jr em PG

Participaram da solenidade os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti; de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas; Augustinho Zucchi; e da Saúde, Cesar Neves; o deputado federal Sandro Alex; o deputado estadual Rodrigo Estacho;o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Neto; o diretor-geral do Departamento de Polícia Penal, Francisco Alberto Caricati; o diretor-presidente da Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Saulo Vinicius Hladyszwski; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Luciana Aquiles Sleutjes; e demais autoridades do município e da região.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.