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Ranking expõe ruas com maior índice de atropelamentos em PG

O 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB) com sede em Ponta Grossa realizou, a pedido do Diário dos Campos, um levantamento com o número de ocorrências de atropelamentos atendidos pelo órgão ao longo do ano 2019, apresentando o ranking de vias que apresentaram um maior número de ocorrências desse tipo entre janeiro e dezembro do ano passado.

Conforme as estatísticas, houve o registro de 194 atropelamentos com 212 vítimas e seis óbitos atendidos pelo Siate ao longo de 2019 no município. O Centro de Ponta Grossa teve o maior número de casos: 43 atropelamentos e 51 vítimas. A rua Balduíno Taques foi aquela com maior incidência. Foram quatro atropelamentos no ano.

Em seguida, o bairro Uvaranas aparece com 34 vítimas de atropelamento, e a avenida General Carlos Cavalcanti surge como a via com maior número de ocorrências. Foram oito ao longo do ano. Muitos desses casos foram no trecho compreendido entre o chafariz de Uvaranas e o quartel do 13 BIB. O trecho possui intensa movimentação comercial, com lojas, agência bancária, correios, farmácias, além de duas escolas estaduais.

Logo após Centro e Uvaranas, aparecem como bairros com maior número de ocorrências Nova Rússia (15), Contorno (15), Jardim Carvalho (14), Chapada (11) Boa Vista (10). Com índices menores surgiram Oficinas (8), Cará-Cará (6), Ronda (4) e Olarias (4)*.

Binário fica para segundo semestre

Inicialmente prevista para janeiro deste ano, o uso do binário na Carlos Cavalcanti agora é esperado para o segundo semestre, informou a assessoria de imprensa da prefeitura. A obra está em andamento e deve ser finalizada até o fim de julho. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, o estágio atual do serviço compreende a reestruturação da rua João Ribeiro, que também é uma das vias que precisa ser readequada para a conclusão do sistema binário da avenida.

A principal demanda atual é refazer o pavimento dessa rua. Depois será necessário ainda implantar novas sinalizações e fazer a adequação dos semáforos e radares. A avenida se tornará uma via de sentido aos bairros, tendo como ponto final a rua José Carlos Rodrigues. O objetivo é dar maior agilidade ao fluxo de veículos automotores e segurança na travessia de ciclistas e pedestres.

Óbitos ocorrem mais na periferia

Embora o Centro e o bairro Uvaranas tenham registrado a maior parte dos atropelamentos, a letalidade foi maior nas periferias. Isso porque são bairros que coincidem com a passagem de rodovias que cortam a cidade. Ainda de acordo com os bombeiros, foram seis os óbitos registrados pelo 2º GB em 2019, sendo três no bairro Chapada, a maioria na avenida Souza Naves, que também teve registro no Nova Rússia. Até junho, o trecho, apontado como crítico pela PRF, deve passar por obras de melhoria, com investimento da ordem de R$ 55 milhões e execução pela CCR RodoNorte através de acordo de leniência, junto ao Governo do Estado.

Outras duas mortes foram no bairro Contorno, com destaque para a avenida Presidente Kennedy, também trecho urbano de rodovia. Uma morte foi na PR-151, região do distrito Industrial, mas ainda na área do Jardim Carvalho.

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