Menu
em

Raio-x será utilizado em pacientes com suspeita de covid-19 no HU de Ponta Grossa

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) foi contemplado, na manhã de quarta-feira (22), com a doação de um aparelho de raio-x digital de alta tecnologia que será utilizado para identificar pacientes com suspeita de covid-19. O equipamento é ideal para ser utilizado em enfermarias ou Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O HU também foi contemplado com a doação de dez camas hospitalares elétricas que são próprias para acesso aos quartos e centros cirúrgicos.

As doações só foram possíveis graças ao projeto chamado Saúde da Mulher, do Rotary Club Ponta Grossa Lagoa Dourada, e que conta com diversos parceiros. A solenidade de entrega contou com representantes da entidade, além de representantes políticos.

“Esse projeto é organizado pelo Rotary Club Lagoa Dourada e conta com diversos parceiros, entre eles, o Rotary Internacional, Rotary Club Puerto Iguazu  (Argentina), Justiça Federal, Hospital Universitário, Ministério Público Federal, Distrito 4730 (Gov. Jorge H. Agudelo), Prefeitura de Ponta Grossa, Ministério Público do Trabalho e Secretaria de Saúde do Paraná (3° Regional de Saúde)”, explicou o coordenador do projeto, José Eli Salamacha.

Segundo ele, o projeto gerou um aporte de U$ 175 mil (quase R$ 1 milhão) para melhorias na infraestrutura hospitalar do HU, compra de medicamentos e consultas médicas.

“Esse R$ 1 milhão foi direcionado para a compra de telas sling que são utilizadas em cirurgias para correção de incontinência urinária nas mulheres. Foram mais de 2 mil consultas e 500 cirurgias. Mas, com esse período de pandemia, muitas cirurgias eletivas foram canceladas. Então fizemos um remanejamento do que sobrou destes recursos para a compra de equipamentos de maior necessidade do HU para atendimento durante a pandemia”, explicou o coordenador.

De acordo com o presidente do Rotary Club Lagoa Dourada, Maurício  Rodrigues Antunes, o projeto Saúde da Mulher é muito bem estruturado, principalmente, para valorizar os profissionais de saúde. “Compramos o que tínhamos de melhor para que eles possam exercer as suas profissões. Esse aparelho de raio-x, por exemplo, irá até os pacientes. Ao contrário de antes, em que os pacientes precisavam ir até ele. Então, de alguma forma, estamos contribuindo para estes profissionais que estão lá no hospital trabalhando”.

Segundo a assessoria de comunicação do HU, o raio-x será utilizado na ala de isolamento do hospital para atendimento de pacientes que estejam com suspeita de covid-19.

Máscaras

O Rotary Lagoa Dourada também comprou, com recursos próprios, cinco novas máquinas de costura que foram doadas para a Penitenciária de Ponta Grossa. Os equipamentos ajudaram no aumento da produção de máscaras pelos detentos.

Ainda neste sábado (25), um projeto do Rotary, juntamente com a RPC e Serviço de Obras Sociais (SOS), fará uma ação para a arrecadação de alimentos. “A pessoa poderá ir até o SOS – rua Joaquim Nabuco, 59 – e no sistema de drive-thru irá entregar o seu alimento doado em troca de uma máscara. A ação será das 9 às 17 horas”, finalizou Maurício, presidente do Rotary.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile