em

Radar ou lombada? Vereadores divergem sobre tema

Foto: Divulgação

O plenário da Câmara de Ponta Grossa votará nesta quarta-feira (6) o projeto que prevê a troca de radares por lombadas na cidade. A iniciativa (PL 345/2023), de autoria do então suplente de vereador Professor Careca (PSB), foi apresentado em setembro de 2023 e desde então circulava nas comissões internas. A medida busca, na visão do parlamentar, garantir a segurança do trânsito sem penalizar os motoristas com multas.

Leia mais: Vídeo: assaltantes roubam malote ao lado de agência bancária em PG

No trâmite nas comissões internas, a proposta dividiu os vereadores da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Quatro membros – o próprio Careca, Izaias Salustiano (PL), Daniel Milla (PSD) e Joce Canto (PODE) deram parecer favorável ao projeto, enquanto o vereador Leandro Bianco (REP) emitiu parecer contrário à legalidade da medida.

Na justificativa do projeto, Careca defende que o uso de lombadas no lugar de radares traria o mesmo efeito prático ao trânsito (necessidade de diminuição da velocidade) sem trazer o ônus financeiro à Prefeitura da instalação dos radares e a punição financeira aos motoristas. “O efeito das lombadas e dos radares é o mesmo. Só que as lombadas são puramente pedagógicas, obrigam o motorista a parar, enquanto os radares punem financeiramente os cidadãos”, defende Careca.

Iniciativa oposta

Por outro lado, Maurício Silva (PSDB) protocolou uma indicação à Prefeitura requisitando a substituição de uma lombada por um radar eletrônico na rua Padre Arnaldo Jansen, em frente ao numeral 405, em Uvaranas. Ele argumenta que esta é uma “reivindicação de munícipes que utilizam a via, com o intuito de proporcionar maior segurança aos pedestres e minimizar os problemas enfrentados com a velocidade excessiva dos veículos”.

Leia mais: Temporal: Vento derruba árvore e destelha casas em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.