em

Queimadas em terrenos de PG podem gerar multa de até R$10 milhões

Lei Municipal prevê punição a quem insistir na prática

Foto: Toscano/Secom-MT

A Prefeitura de Ponta Grossa está alertando a população, que a a prática de queimadas é proibida pela Lei Municipal n°14085/2018. Quem insistir na prática pode ter que pagar multa de até R$ 10 milhões. O assunto é um dos abordados nesta nesta Semana de Meio Ambiente, especialmente nesta sexta-feira (10), quando a Secretaria de Meio Ambiente lança a campanha do Dia “D Limpeza”, a partir das 13 horas, no Terminal Central.

Queimadas em terrenos de PG

A atividade será coordenada pelo Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, e terá neste primeiro momento uma panfletagem com o objetivo de reforçar as informações sobre queimadas, limpeza dos lotes e os canais de denúncia.

“Terreno sujo é um problema! Um problema para o proprietário e para os vizinhos. E como a única solução é fazer a limpeza do terreno, estamos com esta campanha que visa conscientizar a população”, destaca o secretário de Meio Ambiente, André Pitela, que lembra os riscos de se fazer queimadas, além de ser crime ambiental.

No caso de terrenos abandonados e que estão gerando transtornos para a comunidade, as denúncias podem ser feitas via 156 e Ouvidoria. “Também estaremos frequentemente em diferentes pontos da cidade para ouvir os moradores e também fazer a notificação dos lotes e casas que estão abandonadas”, enfatiza Lana de Cassia Ferreira, diretora do Departamento de Fiscalização.

Saúde e segurança

A saúde pública é um dos primeiros e mais importantes motivos para fazer a limpeza do terreno. O acúmulo de mato e entulho é o esconderijo perfeito para animais peçonhentos e perigosos, como cobras, aranhas e escorpião.

Isso sem falar que a sujeira do terreno também ajuda a atrair ratos. Além disso, existe o perigo gerado pela água parada, o criadouro ideal para o mosquito da dengue.

Um terreno sujo também é sinal de perigo no que diz respeito à segurança. O mato alto e o entulho podem servir de esconderijo para criminosos e se tornar ponto de uso de drogas.

Orientação

População deve ter cuidado ao fazer limpeza de terrenos

Pensando no bem estar da população, o Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental reforça alguns cuidados que as pessoas devem ter na hora de fazer a limpeza dos terrenos.

A indicação é de que sempre que for fazer a limpeza de um terreno use roupas adequadas para a proteção e segurança. Isso inclui botas de borracha, calça e camisa de manga comprida, luvas e óculos de proteção. A recomendação evita que você se machuque com pedaços de pedra e entulho, além de ajudar a evitar o incômodo com insetos.

Por segurança, sempre é melhor começar a limpeza do terreno eliminando o mato alto. Dessa forma você terá como enxergar melhor as condições do terreno e os riscos que ele oferece.

A próxima etapa é remover todo o entulho. Dependendo do tamanho do terreno e da quantidade de entulho talvez seja necessário contratar o serviço de máquinas para realizar o trabalho.

Importante lembrar que o entulho retirado do terreno não pode ser jogado em qualquer lugar. É preciso contratar caçambas de empresas que fazem o descarte nos locais corretos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.