em

Quantas pessoas estão vacinadas em Ponta Grossa?

Foto: Arquivo/DC

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou ontem (17) que Ponta Grossa atingiu 79% da população vacinada contra a covid. Mas existem alguns ‘poréns’ nos dados e a população se pergunta: Quantas pessoas estão vacinadas em Ponta Grossa?

Ponta Grossa alcançou na manhã de ontem a marca de 200 mil pessoas vacinadas com 1ª dose ou dose única contra a covid-19. No total são exatamente 204.316 moradores que receberam ao menos a primeira parte do ciclo de imunização. Dessas, 190.300 ganharam a primeira dose, enquanto 14.016 receberam a dose única, da Jansen.

O número de 204.316 representa 57,5% de toda a população de Ponta Grossa, estimada em 355.336. A mesma quantidade também significa 79% das pessoas residentes na cidade e que têm mais de 18 anos. A Fundação Municipal de Saúde estima 259.925 habitantes a partir desta faixa etária.

“Nossa intenção é seguir o cronograma Estadual, onde estima-se que até final de setembro estaremos com toda a população, de até 18 anos, vacinada”, comenta o presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco. 

Plena imunização

O ciclo de imunização fica completo quando a pessoa recebe a 2ª dose ou a dose única da Jansen. Nesta condição, Ponta Grossa tem 77.514 pessoas. Ou seja, 21,8% de toda a população. Por isso não é possível antecipar que a condição de segurança sanitária é plena.

Sem 2ª dose

É possível afirmar que 126.802 ponta-grossenses ainda aguardam a imunização com a 2ª dose de algum dos três imunizantes disponibilizados: Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. Os números são coletados do Vacinômetro Municipal, ferramenta mantida pela FMS.

Não imunizados

Conforme os dados, Ponta Grossa ainda não aplicou qualquer dose de vacina contra a covid em 55.609 pessoas com mais de 18 anos. Em relação à população total faltariam 151.020 ponta-grossenses.

“Trabalhamos sempre para garantir que assim que a vacina chegue ao município, imediatamente, comece a ser aplicada em nossa população. Ponta Grossa é modelo para outros municípios por conta do serviço de agendamento, Drive Thru e agilidade na aplicação. Vamos seguir nessa mesma frente de trabalho, com total comprometimento da Saúde para conseguirmos vacinar toda a nossa população o mais breve possível”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.

Estado

O Paraná alcançou ontem, com duas semanas de antecedência, a simbólica marca de 80% da população adulta imunizada com a primeira dose ou dose única da vacina contra a covid-19. A expectativa do Governo do Estado era que a meta fosse batida apenas no fim deste mês.

De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo de pessoas que recebeu uma dose ou dose única no Paraná é formado atualmente por 7.036.789 pessoas de uma população vacinável estimada em 8.720.953.

SESA prevê bater 100% antes do planejado

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) estimava aplicar 1ª dose ou dose única em 100% dos adultos paranaenses até o final de setembro. Questionado pela reportagem sobre a chance de bater a meta antes do planejado, o órgão crê na viabilidade de atingir o objetivo com antecedência.

“A Secretaria de Estado da Saúde prevê, com a manutenção no volume de entregas pelo Ministério da Saúde, que existe a possibilidade de antecipação da finalização da cobertura vacinal de 100% para as pessoas acima de 18 anos com a primeira dose ou dose única. Como o cronograma também foi antecipado em duas semanas para a meta de 80%, a SESA não descarta que consiga finalizar a vacinação antes mesmo do final do próximo mês”, comenta.

Adolescentes do Paraná devem ser vacinados a partir de outubro 

O Paraná iniciou o planejamento para vacinar os adolescentes: jovens com idade entre 12 e 17 anos. Atualmente apenas o medicamento produzido pela Pfizer está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nesta faixa etária da população.

“A ideia é começar em outubro, tão logo toda a população adulta tenha recebido ao menos a primeira ou a dose única”, diz o governador Ratinho Júnior.

São Paulo

Ao menos três municípios da Grande São Paulo anteciparam o início da vacinação contra a covid dos moradores de 12 a 17 anos. São eles: Poá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A expectativa do Instituto Butantan é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se pronuncie ainda nesta semana sobre o pedido de liberação da aplicação da Coronavac na população a partir dos três anos de idade. A solicitação foi feita em 30 de julho.

Estado recebe mais 184 mil doses

O Paraná recebeu na noite de segunda (16) mais 184.250 vacinas contra a covid. Os imunizantes da Astrazeneca fazem parte da 40ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde e complementam remessa de 127.530 doses da Pfizer, que desembarcaram pela manhã no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A remessa possui, portanto, total de 311.780 vacinas.

Os imunizantes da Astrazeneca são exclusivamente para 2ª dose para pessoas que iniciaram o ciclo vacinal no primeiro semestre. Já as 127.530 da Pfizer estão divididas em 50.310 primeiras doses e 77.220 para 2ª dose.

O lote que desembarcou à noite foi encaminhado para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, onde permanece armazenado até a distribuição para as Regionais de Saúde. A divisão por Regional ainda não foi repassada pelas autoridades.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.