em

Projeto quer implantar rota de cicloturismo na região

Aliar a prática do ciclismo com um produto turístico é mais uma das propostas para incentivar o turismo na região dos Campos Gerais. Um projeto piloto de implantação de Circuitos de Cicloturismo nos municípios próximos a Ponta Grossa foi apresentado recentemente para gestores de turismo e ciclistas da região.

A proposta partiu da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais do Paraná (Adetur) com a ajuda de parceiros ligados ao turismo. O objetivo, de acordo com uma das coordenadoras do projeto, Karen Kobilarz, é incentivar o cicloturismo, a partir do desenvolvimento de um produto turístico.

"Sabemos que o cicloturismo ocorre de maneira informal na região e então desenvolvemos um projeto piloto em quatro municípios: Arapoti, Jaguariaíva, Sengés e Piraí do Sul como primeira rota para esta prática", disse Karen.

Turistas poderão conhecer atrativos naturais utilizando a bicicleta. (Foto: Divulgação/Adetur)

Um encontro realizado na última semana entre a Adetur e demais entidades envolvidas no projeto serviu para a apresentação e planejamento das atividades, que prevê a estruturação de uma rota permanente de cicloturismo interligando todas as cidades que estão no Mapa do Turismo dos Campos Gerais, sendo priorizados primeiramente os quatro municípios para o projeto piloto que deverá crescer gradativamente.

A proposta é que a visitante escolha quando, onde e com quem fará o percurso contando com serviços de apoio e locais estratégicos para cada parada. “Caberá ao turista escolher pedalar em um, dois ou mais dias, podendo ser em grupo e até mesmo sozinho e em qualquer dia da semana”, pontua Karen.

Segundo Carlos Ornellas, diretor da Adetur e coordenador do projeto, a proposta é utilizar os percursos que já vêm sendo usados pelos ciclistas, aproveitando a demanda espontânea. "A partir deste projeto, passaremos a ofertar atrativos, equipamentos e serviços turísticos do entorno, por meio de um material promocional atraente e de fácil acesso ao turista”, destacou.

Ornellas diz ainda que o projeto visa fomentar também propriedades rurais para servir como ponto de apoio aos ciclistas. "Estamos angariando lugares com potencial de hospedagem, que possam disponibilizar atividades de aventura, ecoturismo pra podermos oferecer este apoio. Também estamos selecionando algumas que tenham interesse para passar por uma capacitação e que estejam aptas a atender o perfil deste turista", apontou.

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.