em

Projeto quer exigir detector de metal em escolas de PG

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Ponta Grossa analisará o Projeto de Lei nº 82/2023, dos vereadores Bianco e Pastor Ezequiel Bueno, que torna obrigatória a instalação de detectores de metais nas escolas da rede municipal, pública e privada.

Conforme a proposta, isso será obrigatório nas escolas com mais de 300 alunos. O objetivo é aumentar a segurança e prevenir práticas de violência e uso de armas.

Em 2021, um estudante de 16 anos foi interceptado pela polícia Militar, após andar com uma faca na mochila, em um colégio de Ponta Grossa.

Detector de metal

Segundo o vereador Bianco, a proposição se faz necessária diante dos elevados índices de violência nas escolas. Ele comenta que é preciso dificultar a entrada de armas de qualquer tipo e assim, prevenir ao invés de remediar, considerando que as forças de segurança não conseguem estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Bianco destaca que o objetivo é evitar tragédias como as que vêm sido noticiadas Brasil afora, como um ataque a faca, ocorrido na última semana, na Escola Estadual Thomazia Montoro, na cidade de São Paulo, que deixou uma professora morta e quatro pessoas feridas. “Precisamos nos prevenir, uma só vida salva valerá este projeto. É tempo de fortalecermos a segurança dos alunos e professores, amenizando as consequências da violência. A proteção integral de crianças e adolescentes é direito fundamental”, finaliza o vereador.

O projeto lido no Expediente da Sessão Ordinária desta segunda-feira (3) será analisado pelas Comissões Permanentes da Casa, para então seguir para votação em Plenário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.