em

Projeto prevê ar-condicionado em todos os ônibus de PG

Foto: Arquivo DC

Todos os ônibus de PG terão ar-condicionado. É o que prevê a Prefeitura de Ponta Grossa por meio da nova licitação do transporte coletivo. O tema será debatido nesta sexta-feira (10) em audiência pública. O evento está programado para o Centro de Educação Ambiental, no Lago de Olarias, a partir das 16h.

Conforme a administração municipal, a implantação de aparelhos ar-condicionado deve ocorrer de forma gradativa. “Isso porque uma concessão deste porte geralmente não se inicia frotas compostas exclusivamente por ônibus novos. Sendo assim, o projeto prevê que todos os veículos adquiridos durante a concessão terão de possuir os dispositivos”, esclarece a Prefeitura.

A discussão sobre o conforto dos passageiros é algo corriqueiro no tema transporte coletivo e ganhou ênfase depois que as tarifas subiram a ponto de muitos usuários optarem pelos aplicativos de transporte individual no lugar dos ônibus. Nos últimos anos, a população foi ouvida sobre o assunto por diversas vezes, mas havia dificuldade em aplicar as suas necessidades.

Por isso, a Prefeitura prevê que três eventos semelhantes a essa audiência da próxima sexta (10) sejam realizados até a finalização do texto do edital licitatório.

“A participação da população é muito importante no processo de formatação da licitação do transporte. É a partir das discussões levantadas durante as audiências que o Município poderá desenvolver um processo ainda mais alinhado com as demandas da comunidade, que já poderá debater com base na minuta do edital disponível no site da Prefeitura”, explica o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale. 

Veículos elétricos

Conforme o estudo realizado pelo Município, há a previsão da implantação de cinco articulados elétricos em cada lote do novo transporte coletivo, com possibilidade do aumento de veículos. 

“Neste sentido, o contrato terá critérios objetivos de reequilíbrio contratual para qualquer alteração, inclusive a solicitação de mais ônibus elétricos por parte do poder público, sendo importante destacar que poderá o próprio Poder Público adquirir esses veículos – modelo de compra que vem se tornando comum – para diminuir os custos do operador, resultando em impacto positivo na tarifa do usuário”, diz a Prefeitura.

Consulta Pública do edital segue até dia 27

A população pode conferir a minuta do edital do transporte coletivo e participar do processo enviando comentários e sugestões diretamente pelo site da Prefeitura. Os documentos e a plataforma de sugestões estão disponíveis na página do Município e podem ser acessados até o dia 27 de fevereiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.