em

Projeto ‘Muralha Digital’ aguarda regulamentação de lei em PG

Legenda (José Aldinan): Câmeras de empresas devem reforçar monitoramento feito pelo Município.

A Prefeitura de Ponta Grossa prevê que, até o final de 2024, o município contará com o incremento de 150 câmeras de segurança do setor privado para uso integrado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP). O objetivo consta no Plano de Metas do Município, e se refere ao projeto que vem sendo chamado de “Muralha Digital”. No entanto, até o momento a proposta não saiu do papel.

Isso porque, para ser colocado em prático, o uso de câmeras do setor privados precisa do detalhamento da Lei Municipal 13.950/2021. “No momento, a Prefeitura trabalha nos trâmites necessários para o início do projeto, incluindo a regulamentação da lei, que dispõe sobre o uso de câmeras em parceria com a comunidade”, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Também estão sendo adotadas ações relacionadas à definição e implantação de tecnologias destinadas ao fortalecimento da Central de Monitoramento da SMCSP. ”Tão logo sejam concluídos os procedimentos, o Município irá iniciar a formalização de parcerias para uso dos equipamentos”, acrescentou.

Câmeras de empresas

De acordo com a lei aprovada neste ano, o projeto permitirá o uso compartilhado, em tempo real ou em molde de gravação, de imagens de câmeras privadas captadas do ambiente externo de imóveis de pessoas jurídicas de direito privado. Significa que somente câmeras de empresas (lojas, escritórios e estabelecimentos comerciais em geral) deverão ser incluídos na rede de compartilhamento de imagens.

Rede de imagens

Até o momento, o município conta com cerca de 60 câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal, incluindo os cinco totens instalados em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos estão posicionados em locais de grande fluxo de veículos e pessoas, a exemplo do Calçadão da Rua Coronel Cláudio, Parque Linear, Parque de Olarias, Praça Simón Bolívar e Praça Barão de Guaraúna.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.