Menu
em

Projeto em PG pretende criar Dia Municipal de Combate ao Fascismo

Dr. Erick. Foto: Divulgação / CMPG

Tramita na Câmara Municipal de Ponta Grossa o Projeto de Lei 316/2022. O texto pretende criar o Dia Municipal de Combate ao Fascismo e Nazismo. De autoria do vereador Dr. Erick (PSDB), a proposta surgiu poucos dias depois de uma professora ser demitida de uma escola particular por fazer gesto nazista em sala de aula.

Conforme o projeto, o Dia Municipal de Combate ao Fascismo e Nazismo seria lembrado em 16 de abril. A intenção do parlamentar é levar à reflexão sobre o que representaram os regimes autoritários, além de conscientizar a população que a apologia à tortura e à violência não são solução para crises econômicas e políticas.

O vereador ainda reforça na proposta que a apologia não é liberdade de expressão, e sim, crime. “Uma parcela radicalizada da sociedade, seguidora e multiplicadora de ideias extremistas, tenta forçar a naturalização dos ideais fascistas e nazistas”, lembra Dr. Erick na justificativa do Projeto de Lei.

16 de abril

Segundo o vereador de Ponta Grossa, além de coincidir com o calendário escolar, a data representa o dia de falecimento do diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas. Ele salvou 475 pessoas de morrerem em campos de extermínio ao emitir centenas de vistos durante os anos mais duros da repressão nazista.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile