em

Projeto do vereador Felipe Passos incentiva criação de bicicletários

Câmara vota hoje incentivo ao uso de bicicletas

Daniela pedala quase todos os dias e sente falta de bicicletários na cidade. Foto: José Aldinan

A Câmara Municipal de Ponta Grossa deve votar hoje, em segunda discussão, o projeto de lei 160/2021, que pretende criar o “Programa Vou de Bike”. A iniciativa é do vereador Felipe Passos (PSDB), e pretende estabelecer formas de ampliar a instalação de bicicletários em pontos estratégicos do município.

A proposta também consiste em estimular empresas a promoverem a utilização da bicicleta por seus funcionários e clientes, como meio de transporte saudável e eficiente. A intenção é que a pessoa jurídica participante do programa seja denominada “Empresa Amiga do Ciclista”, e será responsável pela doação do suporte para o estacionamento de bicicletas – os bicicletários.

Como contrapartida, essas empresas poderiam colocar sua logomarca no bicicletário, podendo agregá-lo a suas peças publicitárias. Dessa forma, o poder público também poderia realizar parcerias público-privadas para a disponibilização dos bicicletários nas vias públicas, prédios de órgãos públicos municipais, incluindo terminais, parques, instituições de ensino público, instituições culturais e hospitais públicos municipais.

Daniela Prochalski usa a bicicleta quase todos os dias, principalmente para ir ao trabalho. Só evita pedalar quando chove. Percebe a falta que fazem os bicicletários. “Sempre tenho que prender a bicicleta em postes”, conta.

PlanMob

Ainda é aguardado para os próximos dias a votação do PL 451/19, o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). A votação aconteceria no dia 11 de abril, quando o vereador Geraldo Stocco (PV) fez pedido de vista. Oficialmente, o PL foi retirado para discussão por 15 dias, por isso se espera que o tema volte à discussão em breve. O texto até propõe itens que já estariam contemplando o incentivo a uso de bicicletas. O Artigo 36, por exemplo, já prevê a instalação de bicicletários em pontos próximos ao comércio, equipamentos públicos, terminais, escolas, postos de saúde, praças e parques.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.