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Projeto da UEPG produz cartas para jovens privados de liberdade

Ideia surgiu de uma aluna da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Projeto envolve acadêmicas de Serviço Social. Foto: Aline Jasper

Alunas do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram, em conjunto com a professora Silmara Carneiro, o projeto ‘Janelas do Amanhã: dialogando sobre o futuro com adolescentes privados de liberdade’, que busca uma aproximação durante a pandemia com os jovens que hoje estão no Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (CENSE).

“A ideia surgiu de uma aluna que, no contexto do isolamento social devido à pandemia, se sensibilizou com o público de adolescentes privados de liberdade e pediu meu auxílio para enviar cartas para os adolescentes”, explica a coordenadora Silmara Carneiro.

A acadêmica de Serviço Social, Bruna Itaoui, ressalta o papel da Universidade em se aproximar destes jovens por meio da elaboração das cartas. “Quando participamos da Universidade, pensamos muito sobre como dar um retorno para a comunidade, como lutar para deixar a universidade verdadeiramente popular, e as cartas foram uma alternativa frente a isso”.

Bruna reforça que o projeto deu mais ferramentas de aprendizado para a formação. “O Janelas do Amanhã nos ofereceu um aprendizado das competências instrumentais da profissão, mas também pudemos estabelecer um contato afetivo com os adolescentes do Cense para que eles não se sintam sozinhos”, relata.

Foto: Aline Jasper

Os destinatários das cartas e remetentes participaram de encontros virtuais para falar sobre os sonhos para o futuro e a inserção dos jovens em atividades socioeducativas. Além da troca de cartas entre as alunas e os adolescentes, o projeto contribuiu para uma rádio institucional com mensagens voltadas para o futuro dos adolescentes do Cense.

Doutora na área das ciências sociais, a professora Elizabeth Trejos Castillo, da Texas Tech University (TTU/USA), foi uma das convidadas para participar dos encontros virtuais e destaca que a oportunidade de dialogar com os adolescentes foi enriquecedora.

“Foi uma chance valiosa para aprender e discutir questões significativas sobre o sistema de socioeducação e a realidade dos adolescentes no Cense, numa perspectiva multidisciplinar, de pesquisa e prática”.

Também acadêmica de Serviço Social, Fernanda Dutra participou do ‘Janelas do Amanhã’ e reflete que o projeto permitiu outra experiência de ensino. “Foi transformador, me fez ver os adolescentes do Cense com outros olhos, despertou em mim uma paixão ainda maior pela profissão de Assistente Social, quem sabe até atuar com adolescentes privados de liberdade”, conclui.

Com informações da Assessoria

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