em

Projeto arrecada tampinhas para confecção de fraldas geriátricas em PG

A Comunidade Servos dos Pobres, da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Ponta Grossa, iniciou uma campanha para arrecadação de tampinhas de plástico. O objetivo é conseguir fundos, a partir da venda dos materiais, para a confecção de fraldas geriátricas destinadas às famílias carentes da cidade.

O projeto da confecção das fraldas já existe há cerca de três anos, época em que a comunidade comprou uma máquina especializada para a produção. "Conseguimos comprar a matéria-prima através das doações que recebemos de várias pessoas, porém, estamos passando por dificuldades e precisamos arrecadar mais dinheiro, por isso, a ideia da campanha das tampinhas", disse Paulo Bueno de Camargo, integrante da Comunidade Servo dos Pobres.

Por mês, são produzidas cerca de três mil fraldas geriátricas ao custo de R$ 3,5 mil. Toda a matéria-prima da produção, segundo Camargo, vem de São Paulo.

"A nossa comunidade realiza a Caminhada do Terço nos bairros e, a partir disso, fomos percebendo o quanto as pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência utilizam as fraldas com frequência. Cada pacote de fralda geriátrica custa, em média, R$ 18. Eles utilizam de três a quatro fraldas por dia. Então o custo mensal para estas famílias é muito alto", destacou Paulo.

Campanha

A campanha das tampinhas começou há 60 dias e até o momento já foram arrecadadas mais de uma tonelada do material. "Começamos a distribuir galões de plástico em diversos pontos da cidade, como mercados, academias e escolas, para que as pessoas possam doar as tampinhas. Junto do galão tem um cartaz que explica todo o objetivo da nossa campanha", relata.

Qualquer tipo de tampinha pode ser doada, desde que não tenha alumínio ou ferro. Elas podem ser encontradas em embalagens de refrigerantes, água, sucos, produtos de limpeza, entre outros.

Em seis meses, já foram arrecadadas mais de uma tonelada de tampinhas. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.