em

Programa municipal resgata 125 animais no primeiro mês

O programa Patrulha Animal realizou o atendimento de 125 animais, somente nos primeiros 30 dias de atividades em Ponta Grossa. O serviço foi lançado em setembro pela prefeitura e efetivado no início de outubro, com a proposta de disponibilizar uma viatura tipo ambulância equipada e uma equipe veterinária para ir a locais nos quais forem identificados casos de animais em situação de rua vítimas de acidentes ou maus tratos.

Os 125 animais foram atendidos no período de 4 de outubro a 4 de novembro. Desses, 70 foram cães feridos nas ruas por situações de atropelamentos e outros acidentes. Ainda houve 10 atendimentos de fêmeas no cio e cães agressivos, um cão vítima de maus tratos e quatro felinos. Além disso, 40 equinos foram atendidos, dos quais 35 foram resultado de denúncias.

“Efetivamente, foram encaminhados pelo programa 90 animais nos primeiros 30 dias, já que os 35 equinos alvo de denúncia exigiram apenas coleta. Estavam soltos nas ruas, foi feita verificação, mas não houve necessidade de atendimento veterinário”, explica o coordenador do setor de Zoonoses, Leandro Inglês. Para ele, ainda assim, os números expressivos apontam para uma demanda real por um serviço que ainda não estava devidamente equipado, mas agora conta com profissionais e um formato mais adequado de atendimento.

 

Denúncias

A triagem é realizada pela Guarda Municipal, que já recebe rotineiramente as denúncias, via 153. O atendimento feito pelos veterinários já ocorria, e corresponde a uma média de 20 casos por semana.

 

Atendimentos realizados

– 05 equinos;

– 04 felinos;

– 70 caninos feridos nas ruas (atropelamentos ou outros acidentes);

– 01 canino por maus tratos;

– 10 atendimentos de fêmeas no cio e cães agressivos;

– 35 equinos coletados nas ruas através de denúncias

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.