Menu
em

Programa irá padronizar 470 ambulantes em Ponta Grossa

A prefeitura de Ponta Grossa abrirá, no próximo dia 3 de setembro, a licitação na modalidade pregão para compra de itens que devem viabilizar a implantação do programa Nosso Ambulante É Legal. O investimento de até R$ 165,9 mil deve possibilitar a aquisição de barracas, crachás, bonés, aventais e camisetas, e assim garantir a padronização dos comerciantes que atuam nas ruas de Ponta Grossa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (Smicqp), a iniciativa para colocar o programa em prática ocorreu em fevereiro, quando 523 ambulantes e 152 ajudantes se cadastraram junto ao município. Desses, 350 estão ativos, 58 enquadrados na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, outros 39 têm intenção de iniciar na atividade de ambulante, 13 atuam exclusivamente com jogos de loteria e 10 são itinerantes, trabalhando somente em feriados e ocasiões especiais, totalizando 470.

Conhecer o perfil dos ambulantes foi o primeiro passo para a programação do projeto, que inclui a qualificação profissional dos comerciantes e fornecimento dos kits que irão padronizar suas atividades. Na sequência, devem ser abertos novos cadastros.

Apesar do termo “ambulante” figurar no nome do programa, ele é direcionado a todos os comerciantes com características itinerantes ou com ponto fixo, nas diversas modalidades de prestação de serviço.

 

Kits

A entrega dos kits deve obedecer as especificidades de cada profissional. Por exemplo, todos os ambulantes cadastrados e que estão aptos receberão os kits com camiseta, boné e crachá. Os ambulantes que atuam na região central e que já utilizam barracas receberão o novo equipamento. Aqueles que trabalham nas demais localidades serão beneficiados na sequência, seguindo uma ordem daqueles que mais precisam. Além do kit principal, os ambulantes que trabalham com alimentação receberão ainda o avental. Portanto, os kits serão personalizados conforme a modalidade que o ambulante atua, explica a Smicqp.

 

Cursos

Os treinamentos dos ambulantes cadastrados iniciaram no mês de abril. Desde então, já foram ofertados quatro cursos de qualificação profissional (Finanças, Gestão, Manipulação de Alimentos e Atendimento ao Público) com temáticas solicitadas pelos próprios ambulantes durante cadastramento. Para que o ambulante receba o seu kit é necessário que tenha realizado ao menos três cursos de qualificação oferecidos gratuitamente pela secretaria. Caso tenha cumprido, o ambulante receberá o kit e poderá continuar realizando as demais ações de qualificação. A previsão é que os kit sejam entregues no final do mês de outubro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile