em

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre diabetes

Cerca de 300 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que atuam nas Unidades de Saúde de Ponta Grossa passam por uma capacitação até esta sexta-feira (29) sobre os cuidados e identificação de pacientes com neuropatias e com possível pé diabético. O encontro acontece desde quinta-feira (28) na Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e conta com palestras de dois médicos e uma enfermeira.

"Desde que foi implantado protocolo de feridas na Secretaria de Saúde, em 2015, houve apenas uma capacitação sobre o uso dos materiais que devem ser usados. Esta é uma reciclagem do tema para que após esta capacitação seja elaborado um manual sobre o pé diabético, trazendo medidas de prevenção e como os profissionais poderão avaliar os riscos dos pacientes desenvolverem lesões no pé", conta a enfermeira Jozélia de Fátima Gomes, responsável pelo ambulatório de Integridade Cutânea do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

O manual, segundo a enfermeira, será elaborado justamente para prevenir feridas nos pés das pessoas que realizam tratamento do diabetes. "Os pacientes perdem a sensibilidade nos pés e não sentem ferimentos caso pisem em uma pedra, por exemplo. Por isso, a importância da prevenção", destacou Jozélia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.