em

Professores realizam estudo e planejamento para ano letivo

Professores e funcionários da rede estadual de ensino iniciaram, na segunda-feira (11), um período de estudo e planejamento com o objetivo de preparar ações para receber os alunos que retornam às aulas na quinta-feira (14).

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a ideia é de que os professores se debrucem sobre os dados do Ideb (indicador da qualidade da educação básica no Brasil) e estabeleçam metas e planos de ação, visando aprimorar o processo de aprendizagem. O período de planejamento foi dividido em três etapas.

Na segunda, os profissionais trabalharam questões relacionadas à avaliação e resultados obtidos por suas escolas. Na terça-feira (12), os educadores irão receber materiais diferenciados sobre gestão de sala de aula e liderança no processo educativo, além de outros temas sobre organização interna e tecnologia e inovação.

O terceiro dia, quarta-feira (13), será destinado à elaboração do planejamento das aulas, a partir do Plano de Ação e das metas estabelecidas no primeiro dia de planejamento.

De acordo com o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, a ampliação do período para estudo e planejamento atende a uma demanda dos professores e funcionários.

“O objetivo dos dias de estudo e planejamento é propor coletivamente a implementação de ações que impactem na melhoria da aprendizagem”, explicou. Segundo ele, possibilitar essa troca de experiências e a elaboração de planos de ação é fundamental para aprimorar a aprendizagem.

Investimentos

Além da preparação dos profissionais, mais de 20 escolas estaduais de Ponta Grossa e demais municípios da região dos Campos Gerais, atendidas pelo Núcleo Regional de Educação, passam por obras de reformas para iniciar o ano letivo. Ao todo, os investimentos somam mais de R$ 5 milhões.

Entre os serviços realizados nos colégios estão reparos gerais na cobertura, instalações elétricas, melhorias na cozinha e em salas de aula. Também estão sendo feitos reparos em quadras poliesportivas, refeitórios e banheiros.

Atualmente, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), 13 obras estão em andamento na regional de Ponta Grossa, com investimento de mais de R$2,3 milhões.

Matrículas

De acordo com a Educação, nos 11 municípios – Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Tibagi – atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa são mais de 63 mil matrículas em 113 escolas estaduais. Trabalham nestas unidades 3,5 mil professores e 1,5 mil funcionários.

No município de Ponta Grossa são mais de 36 mil matrículas em 49 escolas estaduais. Ao todo, são 1,9 mil professores e mais de 700 funcionários atuantes nas instituições de ensino.

Melhorias

Na alimentação escolar, segundo a Secretaria de Educação, foram enviados para as escolas da região 73 mil quilos em alimentos não perecíveis. Também serão entregues itens da agricultura da familiar no início da próxima semana.

Já o transporte escolar está em fase de preenchimento de dados devido a matrículas dos estudantes, que servirão de base para cálculo para o repasse de recursos às prefeituras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.