em

Professores da UEPG paralisam atividades nesta quarta-feira

Foto: Arquivo DC

Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), reunidos em assembleia do Sinduepg, decidiram democrática e unanimemente pela paralisação das atividades docentes no próximo dia 15 de março. (No Brasil, Metade dos docentes no país não recomenda a própria profissão). Durante a assembleia, os professores discutiram amplamente sobre o que consideram o “sucateamento” pelo qual passam as universidades estaduais públicas do Paraná.

Os docentes afirmam que o quadro de professores e funcionários efetivos está muito aquém do necessário para funcionar adequadamente. Também descrevem péssimas condições de trabalho e a perda inflacionária imposta ao funcionalismo público estadual.

“Uma perda alarmante de 42% no valor real do salário. Isso mesmo, os funcionários públicos do Paraná, heróis que trabalharam durante a pandemia, muitos perdendo colegas queridos e familiares, estão deixando de receber o equivalente a quase seis salários por ano”, diz o Sinduepg.

Dessa forma, atividades letivas, extensionistas, de pesquisa, de orientação acadêmica e administrativas devem ser suspensas. Serão realizadas ações de divulgação sobre os manifestos aos acadêmicos e comunidade externa, sobre os motivos apontados para a paralisação.

Os docentes também se reúnem, nessa data, à mobilização nacional pela Revogação da Reforma do Ensino Médio. Neste dia 15 de março, está previsto que um conjunto de sindicatos universitários paranaenses também vão parar atividades.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.