A prefeitura tentou apressar as obras, já que a intenção era entregar o primeiro lago do parque de Olarias até o próximo dia 15, aniversário de Ponta Grossa. Mas o cronograma original não pode ser seguido, e agora a previsão é que esse primeiro lago esteja concluído em dezembro, dependendo das condições climáticas.
Embora a obra não fique pronta a tempo da festa da próxima sexta-feira, boa parte dos serviços já foi realizada. Segundo a prefeitura, em julho, o pavimento no entorno já estava 60% realizado. Atualmente, está sendo feito o prolongamento da rua Leopoldo Cunha, com extensão de 980 metros, e um investimento de R$ 2,5 milhões, que permitirá ligar os bairros Oficinas, Olarias e Uvaranas. Está em fase de licitação o alargamento da Aristides Lobo, com extensão de 1,2 mil metros.
No total, o investimento deve alcançar R$ 25 milhões, com a proposta de oferecer um novo cartão-postal à cidade. Além da pavimentação asfáltica, também está sendo executado o sistema completo de drenagem de águas pluviais, e o projeto paisagístico prevê a montagem da estrutura do parque, com pista de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas, parque infantil, arborização, estacionamento e espaço para eventos.
No momento, entre os serviços em execução está a instalação de piso podotátil nas calçadas, garantindo acessibilidade e tornando o parque um espaço democrático para o lazer, esporte e contemplação.