em

Primavera deve normalizar chuvas em Ponta Grossa, diz Simepar

Neste princípio de setembro, a rua Afonso Celso, que liga o bairro Uvaranas ao Centro de Ponta Grossa, já começa a ter seus ipês amarelos floridos. O amarelo vivo, além de ser espetáculo para quem passa pelo local, é um lembrete: no próximo dia 23 começa, oficialmente, a primavera.

A mudança de estação promete devolver certa normalidade ao ritmo das chuvas em Ponta Grossa. O meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, explica desde julho o município apresentou índice pluviométrico abaixo da média histórica, que considera dados coletados pela estação do Simepar desde 1997.

“Em julho, a média histórica para a cidade era de 98 milímetros de chuva. Neste ano, choveu 22. Em agosto, a média era de 75 milímetros, neste ano choveu 20”, diz Mendes, verificando os números dos últimos dois meses.

Segundo ele, a primavera tende a devolver a normalidade das chuvas. Embora ainda não tenha sido concluído o boletim do instituto, que prevê as condições meteorológicas para a estação, Mendes diz que existe a indicação de que a média de 124 milímetros de chuva, em setembro, fique levemente acima dessa marca. “Neste terceiro dia de setembro já choveu em Ponta Grossa 30 milímetros. Então, parece ser essa a tendência”, acrescenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.