Menu
em

Presença de alunos nas escolas públicas cresce gradativamente

Foto: Arquivo DC

As escolas públicas estaduais e municipais de Ponta Grossa estão ampliando gradativamente o número de alunos em salas de aula. O Estado impulsionou a prática presencial com a medida no  dia 10 de agosto, reduzindo o distanciamento entre as carteiras dos estudantes, que passou de 1,5 metro para 1 metro, atendendo a um pedido da comunidade escolar. Na rede municipal, há três meses as crianças passaram a frequentar as escolas.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), a ação foi colocada em prática diante do avanço da vacinação contra a covid-19 e a diminuição dos indicadores da pandemia, como número de contágios, óbitos decorrentes da doença e ocupação dos leitos hospitalares.

“O intuito é que as escolas da rede pública de ensino recebam, com segurança, um maior número de estudantes, motivando-os pela permanência, uma vez que o ensino remoto contribui para com a aprendizagem, mas não substitui as atividades pedagógicas ofertadas de modo presencial”, diz nota encaminhada pela secretaria. 

A medida também foi regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – resolução 735/2021, publicada no dia 10 de agosto – e vale para todas as instituições de ensino, pública ou privada, do Paraná, incluindo as de nível superior.

Rede Municipal

Ponta Grossa já registra três meses de retorno às aulas presenciais e neste período a presença de alunos nas escolas aumentou, chegando a 19 mil de seus 30,5 mil matriculados. Entre os alunos do Ensino Fundamental, 78% deles estão no presencial, ou, em números absolutos, 11,6 mil. A frequência na Educação Infantil é menor.

A Secretaria Municipal de Educação informou, por meio de nota, que realiza trabalhos para reduzir a defasagem escolar em públicos prioritários e avalia positivamente o funcionamento de seu sistema remoto.

“No atual momento da pandemia, a rede municipal está organizada para atender as turmas tanto no formato presencial quanto remoto ou híbrido, respeitando a opção das famílias. Qualquer modificação nesse modelo de atendimento para o ano de 2021 será previamente comunicada pela Secretaria às unidades escolares e também aos pais ou responsáveis”, disse a pasta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile