Menu
em

Prefeitura tenta ‘tapar’ buracos no asfalto de PG antes que eles surjam

Foto de trabalhadores realizando manutenção de asfalto em operação tapa-buracos em Ponta Grossa

Foto: José Aldinan

Quem passou pela Avenida Ernesto Vilela, em Ponta Grossa, no final desta semana, se deparou com equipes fazendo a recuperação do asfalto. Servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com uso também de maquinário, realizavam a aplicação de camada de asfalto em pontos considerados críticos. Embora a operação seja descrita como “tapa-buracos”, a medida tenta, na verdade, evitar o surgimento de buracos no asfalto de PG.

Áreas mais deterioradas da Ernesto Vilela recebem recape asfáltico / Foto: José Aldinan

Buracos no asfalto de PG

Devido aos altos custos que envolvem o material utilizado nos reparos, esse tipo de ação não pode ser feita na cidade toda de uma vez só. Por isso, a Divisão de Pavimentação vem percorrendo algumas vias nas quais o trajeto de veículos é mais intenso.

A Avenida Ernesto Vilela é uma das principais vias de ligação entre o Centro e bairros como Nova Rússia e Chapada. O setor técnico identificou o surgimento de fissuras, que são as precursoras dos buracos. As rachaduras permitem a infiltração de água das chuvas, que intensificam o processo de erosão do pavimento e dão origem às crateras.

Obras ocorrem em trecho entre o Praça Getúlio Vargas e Cemitério Municipal / Foto: José Aldinan

Risco aos veículos

Por meio desse recape realizado em pontos estratégicos, o Município tenta reduzir a velocidade de surgimento dos buracos, tornando o tráfego mais seguro, e evitando acidentes como aquele que foi noticiado pelo portal dcmais há cerca de um mês. Na ocasião, um buraco surgido na Rua Silva Jardim, no Bairro Oficinas, estourou o pneu de dois carros em cerca de 10 minutos.

Menos buracos

Também nesta semana, a Prefeitura concluiu recape na Rua Zacarias de Góes e Vasconcelos, via de ligação entre os binários da Rua Afonso Celso e da Rua Fagundes Varela, e ligação entre Jardim Carvalho e Uvaranas. O trecho com nova pavimentação chegou a ter 20 buracos simultaneamente, e não passava por recuperação similar há vários anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile