Menu
em

Prefeitura recebe 12 propostas para novo Mercado Municipal

Foto: José Aldinan

No total, 12 propostas de anteprojetos arquitetônicos para o novo Mercado Municipal Prefeito José Hoffmann foram inscritas no concurso promovido pela prefeitura de Ponta Grossa. As propostas foram elaboradas por empresas de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, e de cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Agora, os anteprojetos foram encaminhados para a comissão técnica que fará primeiramente a análise individual e em um segundo momento, a comissão se reunirá para a análise conjunta do material. “Devido à quantidade de anteprojetos inscritos, não temos uma previsão de data para divulgar o resultado final. Tão logo os trabalhos sejam avaliados, publicaremos no Diário Oficial no Município”, explica Michel João Haddad Neto, coordenador de Engenharia e Supervisão Técnica da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.

A comissão técnica do concurso é formada por representantes da Fundação Municipal de Cultura; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR); Conselho de Arquitetura e Urbanismo; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa e Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

Premiação

Os dois primeiros classificados pela comissão julgadora e habilitados pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional receberão prêmios em dinheiro. Para o primeiro lugar, o prêmio será de R$ 25 mil; o segundo lugar ficará com R$ 10 mil.

Edital

Segundo a prefeitura, o anteprojeto servirá de base para um próximo edital de concessão de exploração econômica do novo Mercado Municipal e que definirá a empresa responsável pela construção da edificação. De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, o anteprojeto arquitetônico contempla até cinco pavimentos, dividida em estacionamento, área de comercialização e entretenimento. Entre as especificações, o edital prevê que o anteprojeto do Mercado Municipal deve contar, por exemplo, com área de vendas com, no mínimo, 180 espaços e praça de alimentação com, no mínimo, 14 espaços; e área de estacionamento para aproximadamente 250 veículos.

Novo Mercado

Com a definição do projeto, enfim, a prefeitura poderá viabilizar um novo Mercado Municipal. Por enquanto, no local, há apenas entulho do prédio demolido. Em dezembro do ano passado, a prefeitura rescindiu contrato com a empresa responsável pela obra pelo não cumprimento de contrato firmado em 2017, que previa a demolição do antigo Mercado Municipal, com a construção de um novo imóvel que contemplaria estacionamento, hotel, espaços comerciais e restaurantes. A empresa chegou a iniciar a demolição do prédio, mas não chegou a concluir esta etapa dos serviços.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile