Menu
em

Prefeitura realiza ações alusivas ao ‘Setembro Amarelo’

Foto: Divulgação

Nesta semana, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), realiza uma série de atividades alusivas ao ‘Setembro Amarelo‘, mês de prevenção ao suicídio. As iniciativas, promovidas por meio dos CRAS, via Departamento de Proteção Social Básica, contaram com oficinas de arte, rodas de conversa e apoio psicológico. A iniciativa busca debater os vários aspectos da saúde mental das pessoas, bem como os fatores que levam as pessoas a desenvolverem desequilíbrios emocionais e psicológicos.

“O principal intuito dessa ação é mostrar para as pessoas em situação de depressão que não estão sozinhas. Como uma forma singela de ilustrar isso, confeccionamos painéis com mensagens positivas para as pessoas, tentando fazê-las enxergar o seu verdadeiro valor. Está sendo uma semana de muita informação, esclarecimentos e acima de tudo, ajuda ao próximo”, diz a presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira.

Os eventos foram promovidos pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social nos equipamentos públicos, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), onde se desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), via Departamento de Proteção Social Básica.

Foto: Divulgação

Saúde mental foi pauta recorrente nas ações do Município

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS) esteve realizando uma amostra cultural que tratou da saúde mental. A ação contou com a participação  dos idosos dos Centros de Convivência dos Idosos (CECON’s). A programação contou com as apresentações do coral Sol Nascente, além de clássicos da seresta.

Outro evento alusivo ao ‘Setembro Amarelo’ promovido pelo Município nos CRAS, foi a roda de conversa entre integrantes de grupos de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com foco em prevenção ao suicídio. A iniciativa, realizada no decorrer do mês, em algumas unidades dos Cras como o Paraíso, Vila XV e pelo CRAS Vila Isabel.

“Tanto o PAIF quanto o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são espaços comunitários que visam, acima de tudo, assegurar, em todas as frentes, o bem-estar daqueles que participam dos grupos. Deste modo, o debate acerca da saúde mental e sua importância torna-se vital para que ambos os grupos cumpram com seu papel social”, finaliza a presidente da FASPG.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile