em

Placas estão sendo produzidas para fechar comportas do novo lago de Olarias

Meio Ambiente

Foto: Fábio Matavelli

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou na semana passada o fechamento das comportas para encher o 2° lago do Parque de Olarias. No entanto, o número de placas para contenção não foi suficiente. Ao todo, são sete comportas que precisam de 11 placas cada. Até o momento, apenas duas comportas foram fechadas, sendo necessárias ainda a confecção de 55 placas.

Segundo a Prefeitura, estão sendo fabricadas 30 placas de concreto para o processo ser retomado. “O trabalho iniciado, com o fechamento parcial das comportas, não fez com que o nível d’água do segundo Lago mudasse”, informou nota encaminhada pela assessoria de comunicação do Município.

A prefeitura explica que é necessário aguardar o fechamento de todas as comportas para se ter uma previsão de quando o lago estará totalmente cheio, uma vez que depende de diferentes fatores, como o nível da vazão Rio Arroio e as condições climáticas.

“A vazão do rio está atualmente um pouco abaixo do normal, por conta da estiagem. Mas, quando se faz um processo de barramento, a água vai se fixando aos poucos, alimentando também o primeiro lago. Espera-se que ocorra de forma semelhante ao enchimento do primeiro lago, de forma contínua, devagar e controlada, para que não haja prejuízos”, diz o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.