Menu
em

Prefeitura prevê abrir UPA Sant’Ana na próxima semana

Obras estruturais começaram na metade de 2020 (Arquivo DC)

A Prefeitura de Ponta Grossa prevê para a próxima semana a abertura da UPA Sant’Ana. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde, que acrescentou ainda não ter o dia exato de abertura dos atendimentos ao público. Para isso, é necessária a finalização da rede de gás (com a testagem de funcionamento das tubulações e vávulas) e o término da rampa de acesso das ambulâncias.

A abertura do imóvel é bastante aguardada desde o início das obras, informadas em meados do ano passado. A gestão será municipal e as equipes profissionais serão remanejadas do Pronto Atendimento do Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi. Nesse primeiro momento, a UPA Sant’Ana será destinada a pacientes de urgência e emergência, atendimento de traumas e situações clínicas, e não há previsão de uso para casos de covid-19.

Com o aumento nos internamentos de sintomáticos de contágio por coronavírus, a UPA Santa Paula tem apresentado taxa de mais de 90% de seus pacientes para o atendimento a vítimas de covid-19. A abertura da UPA San’Ana serviria para outros atendimentos, para os quais há atualmente falta de leitos e equipes.

A médio prazo

Conforme detalhado por reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais no mês passado, o imóvel deve permitir uma mudança estrutural nos atendimentos em saúde no município, envolvendo o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), o Hospital Municipal Doutor Amadeu Puppi, e a UPA Sant’Ana. No HU deve ser criado um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o Hospital Municipal, que seria transformado em um centro de referência em cirurgia eletiva. Já o Pronto Socorro do HM deve ser transferido para a UPA Sant’Ana.

AME

A estimativa é que o AME oferte 15 mil consultas mensais em diversas especialidades médicas, para pacientes de Ponta Grossa e região. A intenção da Sesa é começar a construção nos próximos meses.

HM

Ainda em período de campanha eleitoral, a agora prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) destacou que, caso fosse eleita, no Hospital Municipal seria implantada uma estrutura com seis centros cirúrgicos e capacidade para realizar até 1,3 mil cirurgias por mês.

UPA

A estrutura da nova UPA 24 Horas deve contar com consultórios, sala de sutura, sala de nebulização, sala de curativos, observação masculina e feminina e sala de estabilização, onde ocorrem os procedimentos de urgência e emergência. Segundo a prefeitura informou no lançamento do projeto, em 2019, deverá atender cerca de 10 mil pessoas por mês.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile