Menu
em

Prefeitura orienta sobre descarte correto de eletrônicos

O DC flagrou, na tarde de segunda-feira (26), um grande quantidade de restos de equipamentos eletrônicos descartada às margens da rua Eduardo Burgardt, no bairro Contorno, em Ponta Grossa. Alguns catadores tentavam aproveitar parte do material descartado irregularmente, em uma área distante de moradias.

A situação demonstra desconhecimento por parte da pessoa que deixou o lixo eletrônico naquele local, mas também revela a necessidade de que o município possua um local específico para centralizar o recebimento desses resídudos.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o descarte de material eletrônico funciona na modalidade de logística reversa,. Ou seja, é obrigação das empresas produtoras oferecer pontos de coleta para os itens descartados. Mas não há um local que centralize essa recepção.

Para pessoas físicas, a orientação é destinar esses materiais à associações de recicladores, que fazem a adequada separação e destinação. No caso de empresas, elas devem entrar em contato com as empresas fabricantes, para que seja feito o descarte, principalmente por se tratar de uma demanda maior. No caso de descarte de lâmpadas, o recolhimento é feito em supermercados. A lista pode ser conferida no site smma.pontagrossa.pr.gov.br.

A prefeitura orienta que, caso seja identificado o descarte irregular desses materiais, a população denuncie a situação através do telefone 156. É preciso se identificar, mas apenas o município tem acesso aos dados fornecidos na denúncia. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile