Menu
em

Prefeitura faz corte de árvores no Parque Margherita

Corte foi notado por leitor, que enviou foto ao dcmais (Divulgação)

O corte de árvores no interior do Parque Marherita Sanini Masini, na área central de Ponta Grossa, chamou a atenção de leitores do Diário dos Campos, que enviaram fotos à redação. As imagens mostram que houve realmente o corte de árvores na área, que é de preservação ambiental (APA), e que uma delas, que estava no centro do parque junto a poste de iluminação, também foi cortada.

“A Secretaria de Meio Ambiente deve explicações aos ponta-grossenses sobre isso. O parque já tá abandonado e ainda vão lá cortar árvores, não dá pra entender isso. E estão cortando outras”, garantiu o leitor, que pediu para não ser identificado, mas quer saber o motivo dos cortes e se haverá alguma ação de revitalização do parque.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a prefeitura disse ter iniciado na última semana uma manutenção no parque, como forma de garantir melhor estrutura e viabilizar o uso do espaço pela população.

Poste

“A árvore central mencionada foi suprimida do local porque interferia no funcionamento do poste central do parque, prejudicando a iluminação e, consequentemente, a segurança no local. Dessa forma, o corte precisou ser realizado para que o poste fosse reativado sem risco à fiação elétrica”, explicou. Na última semana, foram suprimidas cinco árvores da espécie cinamomo do local, para garantir mais segurança aos usuários do parque. A prefeitura não informou se tem previsão de retomada de uso do parque, que no momento não oferece condições para uso seguro pela população.

Brecha na lei

Desde o ano passado está em vigor a lei 13.600/2019, que exige que o laudo técnico que autoriza corte de árvores deve ser publicado em Diário Oficial do Município. O Diário dos Campos e portal dcmais questionou ao município se os referidos laudos seriam publicados, mas a prefeitura informou que a lei “se refere ao corte de árvores por iniciativa privada em propriedades particulares, não pelo poder público”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile