Desde janeiro deste ano de 2022, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento promoveu cerca de 80 alterações no sistema de transporte coletivo. Foram mudanças de rotas, horários e categorias de veículos. O objetivo foi adequar o sistema ao uso e necessidade dos passageiros. Somente em julho, foram 14 modificações.
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o transporte coletivo de Ponta Grossa passa por uma fase de transformação para melhor atender a população com a redução de tempo de espera, como também na diminuição no tempo dentro ônibus. “As medidas tomadas passam por estudos e avaliações diárias do Departamento de Transporte, sendo embasadas em evidências e também ouvindo a população”, diz Elizabeth.
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O secretário de Planejamento, Henrique do Vale, comenta que o modelo de transporte coletivo avança em Ponta Grossa com o objetivo de redistribuir e melhorar a rede de atendimento, ou seja, dar mais possibilidades de destinos e horários ao usuário. “Como exemplos disso, podemos citar estudos constantes de implantação do PLR, as alterações de linhas de modo a diversificar as rotas ofertadas e disponibilizar caminhos e rotas alternativas”, comenta. Ele também cita os testes efetuados na Praça Barão do Rio Branco (Ponto Azul), em que os ônibus deixam os trabalhadores e clientes mais perto do comércio e mais rapidez na chegada ao Terminal para as conexões com os demais bairros.
IPK
De acordo com o Departamento de Transporte, Ponta Grossa, atualmente, quase iguala o Índice de Passageiros por Quilômetros Rodados (IPK) de 1,62 de abril de 2019, antes da pandemia, alcançando 1,59. O secretário de Planejamento explica que este é um indicativo muito importante. “Vamos melhorar ainda mais o serviço para conseguirmos mais pessoas usando ônibus na cidade”, explica Do Vale.