em

Prefeitura define ações para o Programa Prefeito Amigo da Criança

Foto: Divulgação

Representantes de todas as Secretarias Municipais estiveram reunidos nesta quarta-feira (26) para formar um comitê e definir as estratégias e ações visando a participação na 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). O objetivo foi informar e sensibilizar as equipes através de uma formação, sobre as competências de cada pasta e os benefícios que podem ser gerados para a população infanto-juvenil de Ponta Grossa.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Monica Mongruel, conduziu a formação e explicou que o Programa Prefeito Amigo da Criança é uma iniciativa da Fundação Abrinq cujo objetivo é mobilizar, valorizar e assessorar tecnicamente os prefeitos e prefeitas que assumem a criança e o adolescente como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e a efetivação de seus direitos.

“Enquanto Município, nós devemos cumprir com todas as regras legais que temos para atender toda e qualquer necessidade da criança e do adolescente, atuando na erradicação da violação de direitos, sendo familiar e institucional, para um novo comportamento para as situações que são pertinentes à vida de uma criança e adolescente”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

O Programa Prefeito Amigo da Criança deve ser trabalhado de maneira intersetorial, mas que tem alguma ligação com a criança e do adolescente. De acordo com Mônica, a agenda de trabalho está continuamente aberta para preenchimento e consiste em uma excelente oportunidade para o Município compartilhar com a Fundação Abrinq as principais ações realizadas na área da infância e adolescência pela gestão atual.

“Em virtude disso, todas as Secretarias Municipais participaram da reunião, pois quando se pavimenta uma rua, quando se canaliza um córrego, de alguma forma impacta na vida das crianças e adolescentes”, disse Mônica, que complementa que a Prefeitura pode atuar também com campanhas, semanas temáticas, projetos e atividades diversas a serem realizadas pelos agentes públicos dos setores ligados à infância e adolescência.

Simone Pereira Neves, secretária de Educação, destaca a articulação entre os gestores. “Em Ponta Grossa buscamos que todos os gestores, das diferentes áreas que protagonizam as ações que protegem, auxiliam e beneficiam as crianças e adolescentes, trabalhem de maneira integrada. Então essa relação intersetorial que ocorre entre as diversas áreas da Prefeitura oferece uma dinâmica muito importante para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, desde o Conselho e a Administração, passando pelas secretarias, até o trabalho na ponta, onde está o contato direto do servidor com o público”, avalia.

Na reunião foi composto um comitê que tem como responsabilidades a apuração do orçamento destinado para áreas sensíveis a crianças e adolescentes, o preenchimento constante da agenda de trabalho no que tange a articulação intersetorial para realização das ações, bem como, que irá enviar os documentos para a equipe organizadora da Fundação Abrinq, nos prazos estipulados.

“A Prefeitura não medirá esforços para cumprir com todos os requisitos do Programa e ser um modelo para o Brasil na atenção para crianças e adolescentes”, finaliza Elizabeth.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.