em

Prefeitura de Ponta Grossa irá demolir Unidade de Saúde

Obra de ampliação chegou a ser iniciada, mas análise apontou necessidade de demolição

Ainda não há previsão de volta do atendimento na Vila Ana Rita (Foto: José Aldinan)

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que a Unidade de Saúde (US) Abrahão Federman, localizada no Bairro Uvaranas, Vila Ana Rita, será demolida. A decisão foi tomada após parecer técnico que constatou problemas estruturais no imóvel, que inviabilizariam uma simples reforma no local.

Unidade de Saúde

A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da prefeitura, diante dos questionamentos da reportagem do Diários dos Campos e portal dcmais sobre a data de reabertura da US. Desde fevereiro de 2020 os moradores da região não contam com o atendimento no local, e precisam se deslocar à UBS Lubomir Urban (Vila 31 de Março), a cerca de 1,7 quilômetro da Ana Rita.

Em setembro, a Fundação Municipal de Saúde declarou que os reparos (obras de ampliação, troca do telhado e adequações às normas sanitárias) seriam feitos pela equipe de manutenção da FMS sem a necessidade de contratação/licitação de empresa terceirizada. No entanto, já previa a possibilidade de demolição para construção de Unidade de Saúde nova. Essa última opção só foi confirmada agora.

Parecer técnico

“Verificou-se [a existência de] problemas estruturais no imóvel, devido à instabilidade do terreno, ocasionada pelo arroio que passa ao lado e nos fundos desta unidade. Dessa forma, será necessária a demolição do atual prédio, aterramento do arroio e a construção de uma nova unidade”, informou a prefeitura.

Obra de ampliação chegou a ser iniciada, mas análise apontou necessidade de demolição (Foto: José Aldinan)

O projeto arquitetônico já está pronto, mas ainda não há previsão para início das novas obras. Os  pacientes cadastrados na Unidade de Saúde Abrahão Federman (cerca de 7 mil) seguem sendo atendidos na Unidade de Saúde Lubomir Urban.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.