em

Prefeitura de Ponta Grossa discute parceria com Exército Brasileiro

Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura de Ponta Grossa e do Exército Brasileiro se reuniram nesta segunda-feira (31) para debater uma possível parceria entre as duas instituições.

Participaram da reunião integrantes da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, 13º Batalhão de Infantaria Blindado e 3º Regimento de Carros de Combate.

Na oportunidade, foram alinhados detalhes e ações para que seja firmado um plano de trabalho e cooperação técnica para prestação de serviços da Agência do Trabalhador destinados para soldados que estiverem em período de receberem baixa do serviço militar.

Recentemente a Agência do Trabalhador já realizou um trabalho voltado a militares, cadastrando os que saíram do Exército para possíveis futuros empregos. Relembre neste link.

Análise

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, essa parceria é muito importante para a qualificação e destinação de mão de obra para as oportunidades de trabalho. “Assim, teremos a certeza que grande parte do efetivo militar que estiver em período de baixa do serviço terá a chance de conseguir uma vaga de emprego logo em seguida do desligamento com o Exército Brasileiro. Ao mesmo tempo, saberemos que as empresas terão trabalhadores disciplinados e responsáveis, pela experiência vivida em um sistema de hierarquia”, disse.

“Contamos em Ponta Grossa com uma quantidade grande de jovens que cumprem um ano do serviço e são liberados para o mercado de trabalho. Para estes, a contribuição do Exército é principalmente na disciplina e no respeito a hierarquia, mas muitos necessitam de qualificação”, comenta o general de Brigada Marcelo Goñes Sabbá de Alencar, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

“No entanto, temos também uma mão de obra ainda mais qualificada, de militares que ficam por 8 anos à serviço do Exército e desempenham funções técnicas e administrativas, como de secretariado e de almoxarife, por exemplo, que demandam grande responsabilidade. Além destes, temos os oficiais e sargentos temporários que tem muito a contribuir com o mercado de trabalho local”, complementa ele, que vê com bons olhos uma futura parceria com a Prefeitura para orientação, capacitação e encaminhamento de militares em período de baixa para oportunidades de trabalho.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, afirma que o plano de trabalho terá por objeto a formalização de parceria técnica e institucional, para realização de cadastros junto a Agência, dos militares selecionados para cumprimento do serviço militar obrigatório, no período de baixa.

“O documento contemplará ainda a disponibilização de alguns cursos de qualificação profissional que estejam sendo ofertados no período da baixa, a confecção de Carteira de Trabalho, currículos, encaminhamento para vagas de trabalho, informações e orientações no que diz respeito ao ingresso no mercado de trabalho e qualificação profissional”, explica.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, responsável pela Agência do Trabalhador, enfatizou a importância do projeto. “Teremos uma efetivação destes jovens no mercado local, valorizando o aprendizado do serviço militar, para a contrações com mais eficácia para o empregador”, finaliza.

Participaram da reunião entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Exército Brasileiro o general de Brigada Marcelo Goñes Sabbá de Alencar, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada; o tenente-coronel Gustavo Soter de Mariz e Miranda, comandante do 13º Regimento de Carros de Combate; tenente-coronel Lisandro Farecena Capeleto, do Batalhão de Infantaria Blindado, além do vice-prefeito Capitão Saulo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.