em

Prefeitura de Ponta Grossa avalia criação de corredores para ônibus

Foto ilustrativa/ArquivoDC

A Prefeitura de PG está avaliando a criação de corredores de ônibus em Ponta Grossa. A estrutura também é conhecida por BRTs – sigla em inglês para bus rapid transit, ou seja, ônibus de trânsito rápido, que operam por faixas de rodagem exclusivas.

A proposta está sendo estudada para o novo contrato do transporte coletivo de PG, já que o atual, com a Viação Campos Gerais (VCG), termina no dia 11 de junho de 2023.

“O conceito de BRT está sendo estudado e depende da envergadura das vias públicas. Não há, neste momento, a previsão de serem criados muitos corredores exclusivos para ônibus do transporte coletivo, frente aos demais tipos de veículos”, explica a Prefeitura de Ponta Grossa.

Consulta pública

Segundo a Prefeitura, dentro de cerca de 10 dias deve ser disponibilizada uma consulta pública no site da Prefeitura para que a população possa opinar e auxiliar na confecção do novo modelo de transporte coletivo. 

Novo contrato

O contrato de transporte coletivo de Ponta Grossa com a Viação Campos Gerais (VCG) termina no dia 11 de junho de 2023. Devido a isso, no fim do ano passado a Prefeitura fechou um contrato de R$ 2,1 milhões para criar o novo modelo de concessão do transporte.

A empresa escolhida para dar assessoria foi a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – que agora é a responsável pelo apoio técnico no processo, formatando a modelagem do novo edital, acompanhando o andamento da licitação, organizando audiências e consultas públicas.

Os estudos foram iniciados no início deste ano e têm que ser concluídos até meados do ano que vem.

Segundo a Prefeitura, nesta semana o técnico de engenharia de trânsito da FIPE está na cidade realizando levantamentos com o objetivo de encerrar a primeira etapa. “Então até o começo de agosto nós iremos concluir essa fase pra depois entrar na questão econômica-financeira, pra depois sair a modelagem do edital”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.