O Departamento Municipal de Imunização da Prefeitura de Ponta Grossa, vinculado à Fundação de Saúde, encerrou nesta semana a força-tarefa de vacinação nas escolas estaduais. A ação durou quase três meses e teve como objetivo percorrer as instituições de ensino diariamente para colocar em dia a imunização de crianças e jovens.
Iniciada no dia 9 de agosto, a força-tarefa terminou nessa quinta-feira (31) e percorreu todas as escolas estaduais em cronograma pactuado pelo Departamento de Imunização e pelo Núcleo Regional de Educação.
“Parcerias como essa entre Municípios e Estado são fundamentais. As doenças transmissíveis dentro das escolas não só prejudicam o sistema de saúde, mas também afetam o aprendizado das nossas crianças e jovens. Ponta Grossa tem o compromisso com a saúde e a educação. Nosso sistema de imunização é vencedor”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Ao todo, 46 instituições de ensino estaduais foram visitadas pelas equipes da Saúde. Os dados contabilizados pelo Departamento Municipal de Imunização mostram que 5.458 carteirinhas verificadas estavam com a vacinação em dia, enquanto 5.851 doses foram aplicadas durante a ação, o que totaliza mais de 11 mil atendimentos.
“Foi uma ação contundente para reforçarmos a importância da vacina e, por consequência, de estar com a carteirinha em dia. Imunizar é um ato de amor para com as nossas famílias”, enfatiza a presidente da Fundação de Saúde, Priscila Degraf. “Em Ponta Grossa optamos por englobar todas as escolas estaduais na força-tarefa, ampliando nosso alcance”, complementa a coordenadora do Departamento Municipal de Imunização, Stela Godoy.