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Prefeitura de PG triplica abertura de processos online e reduz burocracia

Programa Governo Sem Papel também se propõe a reduzir custos e ajudar meio ambiente

Fachada da Prefeitura de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa concluiu que o Programa Governo Sem Papel, implantado em 2021 no Município, já surte resultados. Um levantamento aponta que o número de processos abertos entre 1º de janeiro e 2 de maio de 2022 corresponde ao triplo do verificado no mesmo período em 2021. No ano passado, em quatro meses foram 3.340 processos abertos. Neste ano, foram 10.107. O número já corresponde a quase metade de todos os processos abertos no ano: 20.809.

Programa Governo Sem Papel

Segundo a prefeitura, o programa Governo sem Papel garante agilidade, comodidade e segurança nos processos junto à administração municipal. Implementada pela Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, a iniciativa garante para a população a possibilidade de realizar o protocolo de mais de 400 diferentes solicitações de forma totalmente online, sem a necessidade de deslocamento presencial até a Praça de Atendimento da Prefeitura.

A proposta é gerar mais facilidade ao cidadão, menor custo para a administração municipal com processos impressos e uma atenção especial também com o meio ambiente. Entre os serviços mais utilizados pela população desde a implantação do Governo sem Papel estão: parcelamento de dívidas, isenção de IPTU, ofícios, alteração de titularidade, certidão de metragem/confrontante, além de Passe Livre para alunos do Ensino Fundamental e Médio e pedido de vagas especiais.

“A modernização é uma das metas de nossa gestão e com o Governo sem Papel reduzimos a burocracia e garantimos um melhor atendimento ao cidadão”, reforça a prefeita Elizabeth Schmidt.

Sustentabilidade

Com a modernização do sistema, o atendimento à população é mais eficaz. E além da redução de custos, os benefícios ambientais também estão garantidos com a redução no uso de folhas de papel. Para se ter uma ideia, em média, cada processo possui no mínimo 8 folhas. Só em 2022 foram economizadas mais de 166 mil folhas, em média. Ao considerar a economia registrada desde a implantação do Governo sem Papel são mais de 464,7 mil folhas que deixaram de ser usadas.

“Somente em 2021, mais de 41 mil processos físicos tramitaram na Prefeitura, o que representa mais de 1 milhão de folhas de papel impressas. É uma medida extremamente eficaz para o cidadão, para o poder público e de extrema importância para o nosso meio ambiente”, reforça a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

Eficiência

O projeto proporciona também maior celeridade nos processos. É a inovação garantindo o desenvolvimento de um governo digital e acessível, desburocratizando e simplificando processos.

Para se ter uma ideia, em 2021 a primeira resposta levava, em média, 27 dias. Agora, já com os processos tramitando em meio digital, o prazo caiu para 15 dias. Já a média geral de respostas dos setores que em 2021 chegava a 113 dias teve a redução para 29 dias.

“Conseguimos implantar uma nova cultura dentro da administração municipal. E com apenas um ano de experiência já temos melhoras fundamentais nos processos e prazos, além de resultados fantásticos junto à nossa população”, finaliza a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento.

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