em

Prefeitura de PG retira totens de monitoramento

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou a retirada dos totens de segurança, que estavam instalados em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos, dotados de giroflex, sistema de áudio e múltiplas câmeras de monitoramento, estavam em operação desde 2020. Quem costuma caminhar pelo Calçadão da Rua Coronel Cláudio e pela Praça Barão de Guaraúna notou a retira dos totens.

Totens de monitoramento

O contrato para uso do sistema foi firmado com a empresa Helper Tecnologia de Segurança, no final de 2019. Uma das propostas do equipamento era registrar, por meio da leitura das placas de veículos, a eventual passagem de carros com alerta de furto ou roubo. Mas a instalação coincidiu quase com o início da pandemia de covid-19, o que fez com que o primeiro grande uso dos equipamento tenha sido por seu sistema de auto-falantes. Mensagens alertavam para os riscos de contágio, pediam uso de máscaras e sugeriam que a população evitasse aglomerações.

No Calçadão, apenas base de fixação do totem permanece no loca Foto: José Aldinan

Além do Centro, equipamentos também foram instalados na Praça Simón Bolívar e Parque Linear (Oficinas) e no Parque de Olarias. O contrato foi prorrogado nos anos seguintes, tendo expirado no final de maio.

À reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais, a prefeitura informou que a retirada dos totens acontece “em virtude da reestruturação do sistema de monitoramento do Município”. Para isso, a prefeitura informa que “prevê a utilização de novas tecnologias, bem como a implantação de um projeto de cercamento digital e de integração de câmeras públicas e privadas à Central de Monitoramento da Prefeitura”. O projeto já foi mencionado em 2021, chamado “Muralha Digital”.

Câmeras

A Prefeitura afirma que a retirada dos totens não traz prejuízos para a população, uma vez que os locais onde estavam sendo disponibilizados não ficarão desguarnecidos e terão seu monitoramento ampliado com a instalação de mais câmeras para suprir a demanda atual. “Um exemplo disso é o Lago de Olarias, que passa a contar com nove câmeras em locais estratégicos, reforçando o alcance do sistema no local. O mesmo acontece com as praças que até então contavam com os totens”, disse.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.