em

Prefeitura de PG manterá insalubridade da covid até dezembro

Foto da fachada da prefeitura de Ponta Grossa em um dia ensolarado
(Foto: Arquivo DC)

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (17), a prefeitura de Ponta Grossa afirma que manterá o pagamento do adicional de insalubridade de 40% da covid-19 aos servidores da saúde até dezembro. “Em respeito ao servidor da linha de frente de combate à covid-19 e, e em caráter excepcional e improrrogável, e diante da reivindicação da categoria, a prefeita Elizabeth Schmidt decidiu por manter o pagamento do adicional extra de insalubridade covid-19 a esses profissionais até o mês de dezembro de 2021″.

Por conta da pandemia, a maioria dos servidores, que já recebia 20% de adicional de insalubridade em grau médio, começou a receber o grau máximo durante a pandemia, chegando a 40%. O pagamento acontecia desde agosto de 2020, retroativo a abril, para mais de 1,5 mil servidores da saúde. Mas, como os níveis de contaminação diminuíram e 100% dos servidores estão vacinados, a Fundação Municipal de Saúde entendia que o adicional devido à pandemia já não cabia mais e foi cortado no salário de agosto. Devido à pressão dos servidores, no entanto, o adicional acabou sendo pago em uma folha complementar do mês de agosto. O Sindicato, defende a manutenção do adicional pelo menos até o final do ano, sob argumento que de que a pandemia não acabou e que os servidores continuam em risco. Ao longo dos últimos dias, os servidores realizaram manifestos nas unidades de saúde, na Câmara de Vereadores e na prefeitura, em defesa do pagamento.

Para o presidente do Sindserv, a decisão da prefeitura mostra que “organizados, os servidores podem conquistar muitos resultados”. O comprometimento da prefeitura em dar um posicionamento aos servidores nesta sexta-feira havia sido definido na terça-feira (14), quando houve reunião entre comissão formada por servidores da saúde, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (Sindserv) e da prefeitura de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.