em

Prefeitura de PG lança sistema inovador de pagamentos

A prefeitura de Ponta Grossa lançou oficialmente, na tarde desta terça-feira (17), um sistema inovador para pagamentos de taxas – o Pague Fácil. Por meio do uso de maquinetas desenvolvidas para o EstaR Digital,o município acredita que será possível descentralizar os pagamentos de quaisquer taxas da prefeitura, incluindo o próprio Imposto Predial e Territorial Urbano.

O secretário municipal de de Fazenda, Cláudio Grokoviski, exultou a iniciativa, já que a proposta é descentralizar serviços. “As pessoas poderão pagar taxas e imposto como o IPTU, com cartão de crédito ou débito, sem a necessidade de ir até a praça de atendimento. Melhor ainda, o recurso será repassado, na mesma hora, ao município. Isso vem em um momento no qual a prefeitura necessita bastante de receita”, comentou.

O prefeito Marcelo Rangel acredita que, com a maquineta do EstaR Digital, os comerciantes cadastrados tendem a abandonar o uso das demais maquinetas, já que a oferecida pelo município promete não ter custo, e oferece outras vantagens. “O comerciante poderá vender créditos do EstaR, recebendo um percentual por isso. Esse comércio pode trazer novos clientes para sua loja, e ele também poderá vender todos os produtos de seu estabelecimento com a mesma maquineta”, destacou.

De acordo com a empresa Cydatec, responsável pelo EstaR Digital, após chamamento público já foram cadastrados 220 empresários para fazer uso das maquinetas. Desses, 150 devem oferecer a facilidade nos próximos dias, e outros 70 devem receber treinamento e passar a integrar o Pague Fácil dentro de seis meses. Outros chamamentos, no futuro, podem ampliar a rede do Pague Fácil que, segundo a prefeitura, é inovadora em escala nacional.

 

Em análise

No caso da venda de EstaR, não há cobrança adicional para o usuário do estacionamento, e o comerciante terá direito a uma comissão pecuniária de 7%. Para uso da maquineta no pagamento de taxas e impostos municipais, a prefeitura ainda deve analisar qual seria a taxa à qual o empresário teria direito, uma vez que o volume da procura pelo serviço poderia ser temporariamente maior que pelo EstaR.

 

EstaR Digital

O Pague Fácil já havia sido anunciado, porém com foco nas facilidades envolvendo a aquisição de créditos para uso no Estacionamento Regulamentado (EstaR). Graças ao uso da tecnologia, qualquer estabelecimento comercial previamente cadastrado junto à prefeitura terá condições de vender créditos para uso nas vagas de estacionamento rotativo. Anteriormente, isso só era feito junto aos agentes de EstaR, que nem sempre são rapidamente localizados pelos usuários das áreas delimitadas.

Com as maquinetas, as lojas que estejam credenciadas terão sinalizada a logomarca do Pague Fácil, que possibilitará regularizar o tempo de estacionamento com uso de cartão de débito ou de crédito, de forma ágil e segura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.