em

Prefeitura de PG fala sobre a construção de novos terminais de ônibus

A medida é uma das opções avaliadas para o novo contrato do transporte coletivo, já que o com a VCG vence em junho de 2023

Foto do terminal central de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Questionada pela reportagem do dcmais, a Prefeitura de Ponta Grossa se manifestou sobre a construção de novos terminais de ônibus nos próximos anos. A medida, avaliada para o novo contrato de transporte coletivo, está praticamente descartada de acordo com retorno dado à reportagem sobre a possibilidade.

Segundo a assessoria de imprensa do Município, a construção de terminais demanda altos investimentos, que impactariam na tarifa, e “a Prefeitura está prezando pela tarifa com um menor custo”.

“Além disso, os terminais são concentradores de ônibus que podem congestionar o trânsito intenso, como vemos no Terminal central. A intenção é fazer o serviço do transporte coletivo ser integrado entre os bairros, com linhas alimentadoras dos bairros para o terminal central e os PLRs [Pontos de Ligação Rápida]”, afirmou, por e-mail. 

“Ponta Grossa já tem a experiência que quanto mais pontos concentrados melhor para o transporte coletivo, como os exemplos dos PLRs, que são micros terminais”, destacou a Prefeitura, dando a entender que não prevê construir novos terminais de ônibus em Ponta Grossa.

Terminal Santa Paula

O contrato com a VCG, firmado em junho de 2003 até junho de 2013, mas prorrogado até junho de 2023, previa a construção do terminal Central, do de Uvaranas e também de um na região do Santa Paula, no bairro Contorno.

Mas um aditivo assinado em 2010 tirou a construção do terminal Santa Paula do contrato “considerando que a concessionária já implementou investimentos em valor superior ao previsto no contrato”.

Consulta pública

Segundo o Município, dentro de cerca de 10 dias deve ser disponibilizada uma consulta pública no site da Prefeitura para que a população possa opinar e auxiliar na confecção do novo modelo de transporte coletivo. 

Novo contrato

O contrato de transporte coletivo de Ponta Grossa com a Viação Campos Gerais (VCG) termina no dia 11 de junho de 2023. Devido a isso, no fim do ano passado a Prefeitura fechou um contrato de R$ 2,1 milhões para criar o novo modelo de concessão do transporte.

A empresa escolhida para dar assessoria foi a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) – órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – que agora é a responsável pelo apoio técnico no processo, formatando a modelagem do novo edital, acompanhando o andamento da licitação, organizando audiências e consultas públicas.

Os estudos foram iniciados no início deste ano e têm que ser concluídos até meados do ano que vem.

Segundo a Prefeitura, nesta semana o técnico de engenharia de trânsito da FIPE está na cidade realizando levantamentos com o objetivo de encerrar a primeira etapa. “Então até o começo de agosto nós iremos concluir essa fase pra depois entrar na questão econômica-financeira, pra depois sair a modelagem do edital”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.