em

Prefeitura de PG deve contratar mais 70 guardas

A prefeitura de Ponta Grossa deve realizar, no próximo ano, a contratação de 70 novos guardas municipais que atuarão na segurança pública do município. Com isso, a estimativa da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública é que a cidade conte com 319 agentes até o final de 2020, conforme aponta o Plano de Metas 2017-2020.

De acordo com o secretário da pasta, Ary Lovato, além de ampliar o número de agentes, a contratação se mostra necessária para substituir parte dos guardas que atua há vários anos na corporação, e que optaram por não fazer os cursos de qualificação oferecidos a todos os integrantes da GM para o uso de arma de fogo. “Mais de 85% desses agentes estão indo para a aposentadoria. Pretendemos criar a Guarda Municipal Patrimonial, como já ocorreu em Cascavel e Londrina, um grupo que será mantido para cuidar dos imóveis, e que será extinto após concluídas as aposentadorias”, explica Lovato.

Os demais agentes, que no próximo ano devem somar cerca de 280 guardas municipais, estarão aptos a fazerem parte do organismo maior de segurança, com patrulhamento nas ruas. Para equipar esses agentes, que hoje são em número de 250, existe a perspectiva de ampliar o número de armas de fogo, de 114 (em 2017) para 235 no próximo ano. Com isso, todos os agentes que estivesse atuando nas ruas estariam armados e capacitados para fazerem uso dessas armas, se necessário.

 

Equipamentos

As armas de uso não letal, de eletro condutividade, também devem passar de 50 para 200 no próximo ano. As viaturas, que eram 35 em 2017, devem ser 66 em 2020. O Plano de Metas ainda prevê a instalação de uma base fixa no entorno do lago de Olarias, e o uso da tecnologia de reconhecimento facial e de placas de veículos nas câmeras de videomonitoramento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.