Menu
em

Prefeitura autoriza Sesc a mover Maria Fumaça do Parque Ambiental

Foto: José Aldinan

A Locomotiva Maria Fumaça 250, patrimônio histórico e cultural de Ponta Grossa, será concedida ao Serviço Social do Comércio (Sesc). A transferência do monumento consta no decreto 22.430, assinado pela prefeita Elizabeth Schmidt, publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial. A Locomotiva 250 foi utilizada por três décadas e desativada no início dos anos 1970.

Instalada no Parque Ambiental, em frente à Estação Paraná (antiga Casa da Memória), a Maria Fumaça sofre com a ação do tempo, da falta de conservação e vandalismo. Com o repasse do monumento, a locomotiva será transferida para a frente da Estação Saudade, que desde 2016 está sob os cuidados do Sesc, a fim de compor o acervo histórico ferroviário da cidade.

Segundo o decreto, o Sesc será responsável pela restauração, conservação, exibição e divulgação da história ferroviária do município. A permissão do uso da locomotiva irá durar enquanto a cessão de uso da Estação Saudade estiver em vigor. As tratativas para a transferência da Maria Fumaça para o Sesc iniciaram em 2019.

Segundo apurou o Diário dos Campos e Portal DCmais junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor do Sesc, na próxima semana haverá uma reunião para definir como será feito o transporte e demais trâmites.

Saiba mais

A Maria Fumaça pertencia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) e foi transferido para a Prefeitura neste ano. Saiba mais sobre esse trâmite nesse link: PG deve ter Maria Fumaça como presente de 200 anos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile