Menu
em

Vídeo: prefeitura apura suposto abuso de autoridade pela GCM

Publicações do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), bem como do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) repudiaram uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) a um aluno do curso no Centro de Ponta Grossa. O caso teria acontecido porque o estudante fotografou uma abordagem da GCM a outros transeuntes na região do Terminal Central.

Leia também: PF faz operação contra quadrilha que trazia cargas roubadas para PG

O acadêmico gravou e publicou parte da abordagem e dos diálogos entre ele e os agentes da GCM. Você pode ver trechos do vídeo abaixo. “Condenamos a violência praticada, com claro intuito de cerceamento ao trabalho jornalístico e de consequências irreparáveis. Reivindicamos esclarecimentos imediatos, em nome dos princípios elementares da cidadania e do respeito à coisa pública partilhados por estudantes, docentes e agentes da UEPG”, afirma o curso.

De acordo com o Cajor, a abordagem da GCM foi hostil e intimidante ao aluno da UEPG. A Prefeitura de Ponta Grossa se manifestou sobre o caso. Veja nota a seguir:

“Em relação ao assunto mencionado pela reportagem, a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública informa a orientação repassada pelo Município aos agentes é de que a realização de fotos e vídeos de abordagens por cidadãos é permitida conforme previsto na legislação.

A Secretaria também informa que já foi aberto procedimento administrativo para apurar a conduta dos agentes e as medidas cabíveis.

Por fim, a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública destaca que o treinamento da Guarda Civil Municipal leva em conta preceitos técnicos de segurança e da defesa dos direitos humanos, com ênfase no uso proporcional da força e na cordialidade no contato com a comunidade”, afirma.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile