Menu
em

Prefeitura apresenta PL para doação de imóvel a TatraBras

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa protocolou na terça-feira (24) no Legislativo municipal o projeto de Lei 288/20, que autoria o Poder Executivo a doar imóvel no Distrito Industrial Cyro Martins à TatraBras para instalação da pista de testes dos veículos que serão produzidos na planta industrial da empresa na cidade e homologa o respectivo protocolo de intenção firmado entre Município e a empresa no dia 7 de agosto.

A montadora da caminhões TatraBras, subsidiária da Tatra Trucks, que pertence ao grupo CSG Aerospace, da República Tcheca, oficializou no início de setembro investimento de R$ 102 milhões até 2026 em uma planta em Ponta Grossa. Na ocasião, o protocolo de adesão da empresa ao programa de benefícios fiscais do Paraná foi assinado pelo governador Ratinho Junior e pelo presidente da empresa, Rui Lemes, no Palácio Iguaçu.

A TatraBras vai produzir em Ponta Grossa veículos off-road para solos difíceis nas categorias 6×6 e 8×8, voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro. A empresa deve desenvolver, ainda, veículos pesados para as áreas militares e de defesa. A produção atenderá o mercado brasileiro, sul-americano e a África, e a expectativa de volume de negócios deve ultrapassar R$ 500 milhões nos próximos anos.

Em mensagem encaminhada ao Legislativo, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) reitera que a empresa deve gerar aproximadamente 300 empregos diretos no período de vigência do acordo, que prevê, ainda, preferência para contratação de mão de obra local e intercâmbio de dez estudantes brasileiros para participar de um programa de treinamento na matriz da Tatra, em Kopřivnice, na República Tcheca.

“Em contrapartida, o Município assume o compromisso de doar área de 199.985,71 m² junto ao Distrito Industrial para a instalação de pista de testes dos veículos produzidos na planta industrial e incentivos com base no Programa de Desenvolvimento Industrial de Ponta Grossa (Prodesi)”, afirma Rangel. Conforme o projeto, o imóvel doado reverterá ao Município, automaticamente, se, no prazo de 180 dias, a contar a data de publicação da lei, não for iniciada a construção a que se destina ou se a obra não for concluída no prazo de dois anos ou, ainda, a qualquer tempo, se for modificada a sua destinação.

A transferência de tecnologia, instalação da fábrica e início efetivo da produção estão previstos para fevereiro de 2021. Essa será a primeira planta da montadora no Brasil. O barracão que abrigará a multinacional começou a ser construído há aproximadamente um ano e fica no distrito industrial de Ponta Grossa, às margens da BR-376. A implantação da pista de testes para os veículos faz parte de uma próxima etapa de atividades.

Regime de urgência

O projeto foi protocolado em regime de urgência pelo Executivo e seria lido na sessão de quarta-feira (25). No entanto, no início da sessão, o presidente da Câmara, Daniel Milla (PSD) consultou o plenário e acabou suspendendo a sessão, decretando luto oficial em virtude do falecimento de Maria Estela Laskos Stocco, mãe do vereador Geraldo Stocco (PSB). Assim, o projeto deve ser lido na sessão de segunda (30), e então segue para análise das comissões permanentes da Casa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile